10 dicas para resolver Palavras Cruzadas

15/09/2015

10 dicas para resolver Palavras Cruzadas (para cruzadistas)

1

Se estiver a resolver Palavras Cruzadas no papel, utilize o lápis e tenha uma borracha por perto.

É natural que, nas primeiras tentativas, fiquem bastantes quadrículas brancas por preencher. Continue a praticar, não desista.

As Palavras Cruzadas dizem muito sobre a sua atitude perante as dificuldades.

2

Comece por ler as pistas das palavras mais pequenas, regra geral, são mais fáceis de solucionar.

Nas palavras mais pequenas irá encontrar símbolos químicos, abreviaturas, prefixos, sufixos, advérbios, preposições, letras gregas, numeração romana, acrónimos e siglas.

3

Está a ter dificuldade em encontrar a solução de uma determinada pista?

Tente solucionar as pistas das palavras que cruzam com aquela que está difícil de encontrar…  ajudará, certamente. Se mesmo assim não chega lá, passe à frente e volte a ela mais tarde.

4

Não está a ver que palavra seja mas é um verbo no infinitivo (verbo na sua forma natural, sem nenhuma conjugação)… termina em «r»… escreva o «r». Essa letra já ajuda para encontrar depois a palavra que cruza. Nas diferentes conjugações também ajuda escrever as terminações.

5

Está difícil mas deverá escrever uma palavra no plural… aplicamos o “truque” da dica anterior… termina em «s», escrevemos o «s» final.

6

Feminino (fem.):

Regra geral, se a palavra vai estar no feminino então deverá terminar em «a».

7

Se é um símbolo químico, experimente escrever as duas primeiras letras, nem sempre é assim mas talvez tenha sorte. (ok… pode fazer uma pequena batota: tenha uma Tabela Periódica por perto).

8

A partícula apassivante é o «se», a larva que se cria nas feridas dos animais é a «ura», o sapo do Amazonas é o «aru» e a letra grega que tanto aparece talvez seja o «pi».

9

Ainda tem muitas quadrículas em branco?

Volte a ler o enunciado, certamente, conseguirá achar a solução de mais algumas pistas. Resultou? Repita o processo.

Preencher totalmente uma grelha de Palavras Cruzadas produz uma boa sensação (semelhante à sensação de comer chocolate).

10

Batota:

Não deveria ser dica mas permite adquirir conhecimentos para futuras Palavras Cruzadas.

Batota clássica: ir espreitar as soluções

E se as soluções só vierem no próximo jornal ou revista?

Procure no Google ou noutro motor de busca pois existem blogues e sites que disponibilizam dicionários de pistas: procura-se pela definição e obtém-se a solução (o número de pessoas que já o faz é grande e continua a crescer).

Existe um dicionário de pistas no «palavrascruzadas.pt», consulte-o.