Clube de Palavras Cruzadas: Dia #4

25/11/2017

Clube de Palavras Cruzadas Dia #4

Estiveram presentes alunos dos 6.º e 7.º anos (sete; seis que voltaram e um novo).

O novo membro do CPC fez o exercício da praxe, o de criar Palavras Cruzadas partindo do próprio nome com o qual cruzou mais dez palavras relacionadas com ele. Começou por dizer que não iria conseguir… “consegues, sim, nós ajudamos-te”… lá foi pensando em palavras para cruzar. Estranhei ter cruzado uma palavra invertida, na vertical… fez todos os «ss» invertidos… “és disléxico?”, perguntei-lhe… “sim”, respondeu… lá foi emendando alguns «ss».

Palavras Cruzadas Paulo Freixinho

As Palavras Cruzadas cruzadas são excelentes exercícios para quem tem dislexia.

Surpreendentemente, fez questão de fazer Palavras Cruzadas online para «mais crescidos» e… conseguiu… com ajuda de uma dica (revelar letra) mas conseguiu (já lá vamos às Palavras Cruzadas online).

Voltámos a jogar às Palavras Cruzadas (tipo Scrabble).

O aluno disléxico começou o jogo com a palavra «baú» (palavra que voltou a cruzar na jogada seguinte).

Terminaram as letras, terminou o jogo. Por essa altura já todos estavam ansiosos por ir para os computadores (o dia ia ser dedicado às Palavras Cruzadas online).

Os mais “ansiosos” ocuparam os cinco computadores disponíveis ficando duas alunas de fora… sem problema, utilizaram os telemóveis… dei-lhes algumas dicas como utilizar este site no telemóvel e fui dar assistência aos outros alunos… sete alunos a fazerem Palavras Cruzadas online, as do Sabe Mais k(que) os teus Pais (mais a tal “para crescidos” feita pelo aluno disléxico).

Voltei às alunas que estavam no telemóvel… não estavam no local onde tinham ficado… teriam ido embora? (os alunos estão no CPC enquanto tiverem vontade, não são obrigados a cumprir horários)… não foram embora.

Quando voltei ao local onde estavam os computadores, lá estavam elas. Dois computadores ficaram «livres» e elas aproveitaram. Por iniciativa própria, foram aos computadores, pesquisaram no Google por Palavras Cruzadas, entraram no site e chegaram às Palavras Cruzadas do ‘Sabe Mais k(que) os teus Pais’… sem qualquer tipo de ajuda… “poesia”… :-)

Faltava meia hora para terminar o CPC (decorre entre as 14h00 e as 16h00), já os outros cinco alunos estavam, com autorização minha, noutros sites (devidamente “controlados”)… as “tais” duas alunas continuaram, ao “despique”, a fazer Palavras Cruzadas online… estava na hora de fechar a biblioteca escolar e elas lá continuavam… “só mais esta!”… não sei se fizeram todas as Palavras Cruzadas do ‘Sabe Mais k(que) os teus Pais’ disponíveis até ao momento no site mas fizeram, certamente, mais de dez… sozinhas… muito compenetradas (focadas) no que estavam a fazer… divertidas, curiosas… para mim, «pura poesia», mesmo.

Dia memorável, portanto.

Registo fotográfico do quarto dia do Clube de Palavras Cruzadas na Escola Básica Quinta Nova da Telha, no Barreiro:

Vídeo que mostra o empenho e entusiasmo das referidas duas alunas:

Pode subscrever o meu canal no YouTube… fica o convite. ;-)

Paulo Freixinho no YouTube

:-)

Amplexos e ósculos!…