Clube de Palavras Cruzadas: Encerramento do ano escolar

17/07/2018

Clube de Palavras Cruzadas: Encerramento

Com o fim do ano escolar, encerrámos o Clube de Palavras Cruzadas.

Foi uma experiência muito positiva e os alunos “aguentaram-se” muito bem, havendo duas alunas que se destacaram pelo empenho e vontade com que fizeram Palavras Cruzadas ao despique… para mim, foi pura poesia.

Nem sempre foi fácil conciliar o meu trabalho com o compromisso de ter uma sessão semanal de duas horas e conseguir manter motivados os membros do Clube de Palavras Cruzadas (CPC)… mas “sobrevivemos”. ;-)

Porque os primeiros meses do ano foram, para mim, bastante trabalhosos, devido a trabalhos sazonais muito morosos, fiquei sem tempo para vir aqui dar conta do que íamos fazendo no CPC… aliás, levei uma “tareia” tão grande que só agora consegui ter cabeça para fazer este balanço final.

No segundo período, fizemos várias Palavras Cruzadas relacionadas com todas as efemérides que se assinalaram e tivemos um teste… sim, um teste… quis perceber até que ponto eles estavam a conseguir aproveitar esta experiência.

Fizeram o teste sete alunos, cinco do 6.º ano e duas alunas do 7.º ano. O teste não teve nota, o que lhes causou “estranheza”… o aluno disléxico teve algum receio… expliquei-lhe que, principalmente para ele, o teste era importante para que percebêssemos (eu e ele) até que ponto o CPC estava a ser-lhe útil… estava… ele ficou contente por ter tido “nota” positiva.

O teste foi constituído por seis perguntas de escolha múltipla e três perguntas de desenvolvimento:

1- Que nome se dá à folha da videira?

a) Parra

b) Acanto

c) Copa

2- Que nome se dá à abertura em peça de vestuário por onde entra o botão?

a) Buraco

b) Janela

c) Casa

3- Quem escreveu o livro ‘Vamos Comprar um Poeta?’

a) Afonso Cruz

b) Alice Vieira

c) Casa

4- Qual o significado da palavra «xurdir»?

a) Dormir muitas horas

b) Fazer pela vida

c) Ter dificuldade em ouvir

5- Qual a profissão de quem cria Palavras Cruzadas?

a) Filologista

b) Cruciverbalista

c) Alfarrabista

6- Que nome se dá à espuma das ondas do mar?

a) Flor

b) Folar

c) Frol

Perguntas de desenvolvimento:

  • Escreve cinco palavras «escanifobéticas» (e seus significados) que tenhas aprendido no Clube de Palavras Cruzadas:
  • Escreve o nome de um ou vários autores que gostes de ler:
  • O que mais gostas de fazer no Clube de Palavras Cruzadas?

Os resultados globais foram muito interessantes. Penso que interessa aqui analisar as respostas às seis perguntas de escolha múltipla. Assim, temos:

Dos sete alunos, apenas dois acertaram na pergunta 2. É muito curioso constatar que os miúdos não sabem que o botão entra na «casa»… muitos pensam que entra na «janela»…

Nenhum aluno respondeu acertadamente a todas as perguntas (muito por culpa da «casa» do botão).

Todos responderam acertadamente às perguntas 4 e 5… ou seja, conheciam o significa de «xurdir» e sabiam que «cruciverbalista» é quem cria Palavras Cruzadas. :-)

Desta experiência também resultaram algumas fotos:

Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo Freixinho  Palavras Cruzadas Paulo Freixinho Palavras Cruzadas Paulo FreixinhoPalavras Cruzadas Paulo FreixinhoPalavras Cruzadas Paulo FreixinhoPalavras Cruzadas Paulo Freixinho

E alguns vídeos.

No final, todos levaram um crachá: “Sou especialista em Palavras Cruzadas”.

Perguntaram-me: “Professor, no próximo ano vai haver Clube de Palavras Cruzadas?”.

Lá tive de voltar a dizer-lhes: “Não sou professor, sou autor.”… passei o ano a dizer-lhes isso… “Sou o Paulo.”…

Quanto à resposta:

“Acho que não. É difícil conciliar o CPC com o meu trabalho.”… mas acrescentei: “A não ser que seja durante um período de tempo muito mais curto.”… um mês, por exemplo… daria até para levar o CPC para outras escolas… por falar nisso, já há contactos para que tal aconteça (e em escolas fora do concelho do Barreiro)… :-)

Termino com os devidos agradecimentos:

Às professoras bibliotecárias Leonor Inácio e Isabel Teixeira por terem acreditado nesta “aventura” e terem possibilitado aos seus alunos esta experiência.

À Escola Básica Quinta Nova da Telha, do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, no Barreiro (a primeira escola de Portugal a ter um Clube de Palavras Cruzadas gerido por um autor/cruciverbalista).

Aos alunos, membros do Clube de Palavras Cruzadas… os “corajosos”… sem eles o CPC não teria existido (os mais assíduos, por ordem alfabética):

Beatriz, Diana, Eliana, Inês, Irene, Martim, Tiago R., Tiago M. (vocês foram os maiores, Boa Sorte para as vossas vidas e não deixem de fazer Palavras Cruzadas!)

Obrigado!

E foi isto… ;-)

Amplexos e ósculos!…

Ligações relacionadas (duas Palavras Cruzadas, tema livre, criadas pela Inês e pela Beatriz):

Palavras Cruzadas relacionadas com desenho (Inês, 7.º ano)

Palavras Cruzadas para fãs de Harry Potter (Beatriz, 7.º ano)