Palavras Cruzadas: Grelhas simétricas ou assimétricas?

26/09/2016

Os quadrados pretos das Palavras Cruzadas podem formar bonitos desenhos com a sua simetria… mas serão as grelhas simétricas boas para o vocabulário?

 

Pois… os quadrados pretos podem formar desenhos muito “bonitinhos” mas limitam o preenchimento da grelha logo à partida.

São, por isso, desaconselhadas para passatempos temáticos.

Nada como ir preenchendo a grelha, palavra a palavra, sem limites de tamanho (a não ser o da própria grelha), onde poderemos escolher as palavras mais pertinentes e colocá-las na grelha pela ordem que mais nos agrada e convém.

A simetria nas grelhas de Palavras Cruzadas, muitas vezes, promove a pouca variedade do vocabulário utilizado, principalmente se estivermos  a utilizar um software e optarmos por um preenchimento de grelha automático (onde basta clicar numa tecla e o computador faz tudo sozinho).

Há apenas um «senão»… nas grelhas assimétricas, normalmente, e dependendo do tamanho da grelha, utilizamos mais quadrados pretos, principalmente se estivermos a criar um passatempo temático, pelo que teremos de ter alguns cuidados na utilização das quadrículas pretas:

  • Não exagerar na quantidade
  • Não juntar demasiadas

Palavras Cruzadas Paulo Freixinho

Resumindo e concluído, as Palavras Cruzadas com grelhas assimétricas poderão ser muito mais interessantes, tanto para quem as constrói como para quem as faz num jornal, numa revista ou online.