Um cruzadex que exigiu bastante do meu tempo

06/05/2016

De tempos a tempos debato-me com passatempos que dão bastante luta… desta vez foi um “simples” cruzadex para crianças.

Quanto tempo?

Não sei, muitas horas. Estive um dia à volta dele e não consegui cruzar na grelha as 20 palavras alusivas a um certo tema.

Eu cruzei, descruzei, voltei a cruzar… e não havia meio de conseguir encaixar as tais 20 palavras, muitas letras, uma delas tinha 15 letras… mas era tão importante para o tema. Mas não era um “simples” passatempo para crianças?… era, sim…

Ok… tirei a palavra de 15 letras, substituí por outra… voltei a cruzar e a descruzar… continuava a não conseguir encaixar na grelha todas aquelas 20 palavras… e é preciso que sejam 20?é um cruzadex, ninguém vai contá-las… ok… mas se os passatempos anteriores tinham ido com vinte palavras então este não seria diferente.

No fim do dia o “desespero” levou-me a tirar algumas palavras dessa lista… escolhi as mais importantes… umas dezasseis… mais uma tentativa, e outra, e outra… sobrava-me sempre alguma palavra… ok… tenho de ir fazer o passatempo do dia para o site… eram 23:00… toca a correr… ainda por cima, estávamos no Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP… o cruzadex teria de ficar para o dia seguinte.

Acordei, cedinho, cheio de vontade – e esperança – de conseguir terminar o “maldito” do cruzadex.

Cruzei, descruzei, voltei a cruzar… alterei algumas palavras…

Voltei a contar com a tal palavra de 15 letras, era importante.

Duas horas depois tinha o “raio” do cruzadex pronto… dezoito palavras, cruzadas na grelha… hum… queria 20…

Olhei para a grelha, voltei a olhar… é isso!… consegui encaixar duas pequenas palavras relacionadas com o tema… a última palavra foi: TIPO… sim, está relacionada com o tema.

Foi um cruzadex que exigiu muito do meu tempo, sim… mas deu-me um gostinho especial terminá-lo com as 20 palavras… quem é mais teimoso?… ;-)

Amplexos e ósculos!…