fbpx

Palavras Cruzadas na Escola

Por Paulo Freixinho

Autor de palavras cruzadas há 30 anos, elaboro os passatempos do Público e JN, entre outros. Criei o portal de palavras cruzadas em Portugal.

19.09.2017

Desde 2012 que sou convidado, essencialmente, por professores bibliotecários e/ou de Português, para realizar sessões de Palavras Cruzadas nas escolas.

As Palavras Cruzadas são muito “flexíveis” e podem abordar diversos temas, inclusive, livros trabalhados pelos alunos.

Já realizei sessões com todos os ciclos do ensino básico e secundário… já pus milhares de alunos a fazerem Palavras Cruzadas. 🙂

Com a publicação dos livros ‘Sabe Mais k(que) os teus Pais’ passei a ser mais solicitado e os livros têm tido grande aceitação entre professores, pais e alunos.

Transcrevo a seguinte nota relacionada:

Sabe Mais k(que) os teus Pais

Blogue de Palavras Cruzadas e histórias ilustradas para miúdos curiosos e graúdos que não perderam a curiosidade (criado em 14-9-2011).
Uma ideia que surgiu de uma frase: “uredo na sura” (comichão na barriga da perna).
Cada jogo de Palavras Cruzadas tem a particularidade de ensinar uma palavra muito difícil (escanifobética) que, muito possivelmente, nem os pais saberão (principalmente se não fizerem Palavras Cruzadas). No entanto, consegue-se, facilmente, descobrir a palavra «escanifobética» graças ao cruzamento com outras palavras bem mais fáceis.
Nas histórias, protagonizadas por uma Bruxinha e o seu Gato, aparecem as tais palavras «escanifobéticas» que deixam de o ser a partir do momento em que são conhecidas.
O blogue dá, também, muita importância aos livros e à leitura, tendo já convidado vários autores que sugeriram palavras pouco conhecidas:
  • Afonso Cruz
  • Alexandre Honrado
  • Alice Vieira
  • António Mota
  • Joana Rita Sousa (Filosofia para Crianças)
  • José Fanha
  • Lurdes Breda
  • Maria de Lourdes Soares
O blogue já deu origem a uma série de livros editados pela Verbo/Babel (2015) e são já habituais as sessões nas escolas que surpreendem alunos e professores.

Sessões de Palavras Cruzadas:

Basta um quadro onde os alunos possam escrever (pode ser o quadro de giz). A ligação à Internet não é imprescindível pois apenas servirá para mostrar o blogue.
As sessões funcionam muito bem em sala de aula mas podem ser realizadas noutros espaços e fora do universo escolar.
Por norma, todos os alunos vão ao quadro voluntariamente, mesmo aqueles que apresentam mais dificuldades na língua portuguesa, pois o ambiente é descontraído, divertido e inclusivo (aconselha-se um limite de duas turmas por sessão).
Idades (8-12)

Autores:

Paulo Freixinho – Palavras Cruzadas
Sílvia Alves (A Bruxinha) – Histórias
Maria Del Toro – Ilustração
Blogue:
É sempre bom frisar:
As Palavras Cruzadas fazem bem ao vocabulário e à ortografia.
Amplexos e ósculos!…
😉

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Palavras Cruzadas por email

Palavras Cruzadas por email

Junte-se à nossa comunidade de amigos que adoram Palavras Cruzadas e receba regularmente, passatempos, novidades, truques e dicas.

Recebido. A melhor decisão que já tomou!

Pin It on Pinterest

Share This