fbpx

Vamos cruziscar

Vamos cruziscar - Colaboração de Paulo Freixinho com o Público na Escola

Por Paulo Freixinho

Autor de palavras cruzadas há 30 anos, elaboro os passatempos do Público e JN, entre outros. Criei o portal de palavras cruzadas em Portugal.

12.06.2021

Vamos Cruziscar

Vamos Cruziscar* é o nome da nova rubrica que resulta da minha colaboração com o Público na Escola (coordenado por Bárbara Simões e Luísa Gonçalves).

Tenho vindo a colaborar com esta iniciativa que tem, na literacia mediática, uma das principais batalhas. Mas, desta vez, a colaboração vai mais longe, passando a ser regular.

O meu papel nesta parceria consiste em criar Palavras Cruzadas, para jovens, alusivas ao tema do jornalismo, passando estas a ser publicadas semanalmente, às sextas-feiras, no site do Público na Escola (para imprimir) tal como no meu (onde podem ser feitas online).

Características das Palavras Cruzadas

São Palavras Cruzadas com características muito semelhantes àquelas que crio para o jornal PÚBLICO, mas numa grelha ligeiramente mais pequena (10×10). Obviamente, o tipo de linguagem é dirigido aos mais novos, onde utilizo vocabulário ligado aos meios de comunicação, ao mesmo tempo que destaco notícias do jornal e conteúdos do Público na Escola. Como se não bastasse, aproveito para partilhar outros temas como a literatura, a música, o desporto e muitos mais.

Também ajudo a esclarecer algumas dúvidas comuns na língua portuguesa:

  • Com «s» ou com «z»?
  • Com «ss» ou com «c»?
  • Com «x» ou com «ch»?
  • Com «o» ou com «u»?
  • Com «e» ou com «i»?

Missão

Tendo dito que a minha derradeira missão será pôr as Palavras Cruzadas nas escolas, a um nível oficial, de maneira a tornarem-se presença habitual, por exemplo, nas aulas de Português. Tendo em conta que o Público na Escola tem o apoio do Ministério da Educação e a Fundação Belmiro de Azevedo, penso que estou no caminho certo. Veremos!

Resumindo e concluindo

Estamos a criar os conteúdos, resta agora que sejam bem acolhidos por alunos, professores e encarregados de educação.

Se ainda não conhece o Público na Escola, recomendo que o faça o quanto antes.

Nota: Neste site, pode encontrar as Palavras Cruzadas que resultam desta colaboração na categoria: Vamos cruziscar

As Palavras Cruzadas fazem bem ao vocabulário e à ortografia – também fazem bem à literacia mediática – também fazem bem ao cérebro.

Amplexos e ósculos,

PF

*A palavra «cruziscar» foi inventada por mim e é um verbo que significa «fazer palavras cruzadas».

Eu  cruzisco – Tu cruziscas – Ele cruzisca – Nós cruziscamos – Vós cruziscais – Eles cruziscam

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This