fbpx

As Palavras Cruzadas trazem benefícios

Neurónio em actividade

Por Paulo Freixinho

Autor de palavras cruzadas há 30 anos, elaboro os passatempos do Público e JN, entre outros. Criei o portal de palavras cruzadas em Portugal.

04.11.2015

As Palavras Cruzadas trazem benefícios às pessoas com mais de 50 anos e melhoram o quotidiano de pessoas com mais de 60.

Investigadores da King’s College London descobriram que o treino cognitivo ajuda nas tarefas diárias tais como: utilização do transportes públicos, compras, cozinhar e gerir as finanças pessoais.

Foram recrutadas cerca de 7 000 pessoas com mais de 50 anos. Voluntários realizaram testes cognitivos antes do estudo e depois, às seis semanas, três meses e seis meses (final do estudo). As pessoas com mais de 60 anos realizaram, também, tarefas do quotidiano como utilizar o telefone ou ir às compras.

Ao fim dos seis meses, as pessoas com mais de 60 anos registaram melhorias significativas nas tarefas diárias enquanto que as pessoas com mais de 50 anos melhoraram o raciocínio e aprendizagem verbal.

Os resultados foram mais eficazes nas pessoas que treinaram o cérebro, pelo menos, cinco vezes por semana.

Os cientistas também mostraram que as pessoas que têm ocupações complexas ou estimulam os seus cérebros através das palavras cruzadas, puzzles ou adquirem novas capacidades ao longo da vida tendem a ter taxas de demência mais baixas.

Ou seja, uns dizem uma coisa outros dizem outra… já no mês passado, cientistas da Califórnia e Berlim, divulgaram um estudo nada abonatório para a indústria do “treino-cerebral”… enfim…

Volto a dizer, as Palavras Cruzadas fazem bem ao vocabulário.

(e certamente que, ao cérebro, mal não fazem).

Siga a ligação para ler a notícia completa (em inglês):

Alzheimer’s disease: Online brain training ‘improves daily lives of over-60s’ (The Telegraph)

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Palavras Cruzadas por email

Palavras Cruzadas por email

Junte-se à nossa comunidade de amigos que adoram Palavras Cruzadas e receba regularmente, passatempos, novidades, truques e dicas.

Recebido. A melhor decisão que já tomou!

Pin It on Pinterest

Share This