10 etapas da Volta a Portugal em Palavras Cruzadas

15/6/2021
Volta a Portugal em Palavras Cruzadas|Volta a Portugal em Palavras Cruzadas - mapa 10

Volta a Portugal em Palavras Cruzadas

Relembro, serão 280 Palavras Cruzadas, 278 dedicadas aos Concelhos de Portugal mais duas dedicadas aos Açores e Madeira.

Palavras Cruzadas Paulo Freixinho

A «Volta» teve início em Lagos, no dia 27 do mês passado, e foi muito bem acolhida por lá.

Não recebia muitas visitas dessa cidade algarvia mas, nos últimos 20 dias isso mudou.

Curiosamente, as visualizações passam por outros passatempos, não se limitando às Palavras Cruzadas relacionadas com esta cidade algarvia.

Depois de Lagos (120 utilizadores, 146 visualizações) seguiram-se Braga (63, 71), Póvoa de Varzim (147, 166), Arraiolos (35, 40), Valpaços (24, 29), Castelo Branco (43, 46), Espinho (10, 10), Miranda do Douro (75, 81), Tomar (28, 29) e Grândola (publicadas hoje, ainda não tenho dados).

Apesar de estarmos perante número “modestos”, há que ter em conta que apenas passaram 20 dias desde o início desta «odisseia».

Apesar disso, importa salientar que, muitas destas visualizações foram geradas por pessoas que nunca tinham visitado o site, fizeram-no agora pela primeira vez e isso é muito importante.

Os números são “modestos” mas conto consigo para tornar estas Palavras Cruzadas mais conhecidas… perguntam-me muitas vezes «posso partilhar?»… claro que sim… é para isso que eu coloco os passatempos nas Redes Sociais.

E agora falemos de outros números… horas de trabalho… 10 horas, no mínimo, por cada passatempo…É… são passatempos muito morosos.

Começo por perguntar, no Facebook, o que é que não pode faltar numas Palavras Cruzadas relacionadas com o concelho «x»… enquanto as pessoas vão respondendo (e são várias) estou eu na recolha de elementos, essencialmente, pesquisados nos sites das Câmaras Municipais… passo horas nisso.

Já na posse dos elementos que julgo serem os mais representativos (ou curiosos), passo para a etapa seguinte, o preenchimento de uma grelha 20 por 20.

Normalmente, fico com cerca de 50/60 palavras relacionadas com o tema ou mais… as dimensões da grelha não têm permitido cruzar mais de 45 palavras… o normal é cruzar menos de 40.

Não é nada fácil cortar palavras pelo que passo horas “agarrado” à grelha, cruzando ali, tirando daqui, voltando a cruzar ali e acolá… no final ainda fico a olhar para a grelha tentando descobrir uma nesga para colocar mais uma ou outra palavra (das pequenas, claro)… são horas nisto…

Finalmente, o enunciado e publicar… mais de uma hora… 10 horas, no mínimo, para ser um número redondo.

Em 20 dias, fiz 10 Palavras Cruzadas… 280x2… são 560 dias… se publicar 15 Palavras Cruzadas por mês, são 18 meses… tenho 48 anos… por este andar consigo terminar este trabalho antes dos 50… assusta (mesmo) pensar no tempo necessário para criar todos estes passatempos… e como vou gerir o tempo para conseguir fazer o trabalho regular… não vai ser fácil, não.

Mas sinto que tudo isto vai valer a pena. As pessoas estão já a reagir muito bem…

Aos poucos vamos fazendo das Palavras Cruzadas um desporto nacional… ;-)

Relembro, conto consigo: partilhar, partilhar, partilhar!… divulgar, divulgar, divulgar!…

As primeiras 10 já estão, só faltam 270 ;-)

Amplexos e ósculos!

Artigos Relacionados

Receba mimos por e-mail

Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.

Obrigado! A melhor decisão que já tomou :-)
Oops! Há qualquer coisa errada...