Apresentação do livro Palavras Cruzadas 2015-2020

12/11/2021
Apresentação do livro Palavras Cruzadas 2015-2020, de Paulo Freixinho.

Apresentação do livro Palavras Cruzadas 2015-2020

No passado dia 6 de novembro, sábado, na Biblioteca Municipal do Barreiro, apresentei, pela primeira vez presencialmente, o meu primeiro livro em “edição de autor”, Palavras Cruzadas 2015-2020.

Apresentação do livro Palavras Cruzadas 2015-2020, de Paulo Freixinho

Exposição

A apresentação foi acompanhada por uma exposição, só para aquele momento, onde resumi os meus 31 anos de cruciverbalista em folhas com imagens e pequenos textos que colei às paredes com fita-cola (uma coisa simples, mas cheia de conteúdo). Mas não só.

Exposição Paulo Freixinho - Apresentação do livro Palavras Cruzadas 2015-2020

Também havia três vitrinas-mesa com “coisinhas”.

Na primeira vitrina, dedicada às artes, tinha as Palavras Cruzadas em cartão que pintei para o livro/exposição “Barreiro. 500 anos e agora?”, algumas Palavras Cruzadas em tela (pintura) e as minhas t-shirts do «xurdir» pintadas à mão.

Exposição Paulo Freixinho - Vitrina 1

Na segunda vitrina, dedicada ao início da minha aventura como cruciverbalista, tinha alguns dos meus primeiros trabalhos: a primeira página de passatempos criada para uma revista, o n.º 1 da minha primeira revista, a Jogos Cruzados, o dicionário e o prontuário da língua portuguesa que me acompanharam nas viagens de barco Barreiro-Lisboa-Barreiro, os meus livros Palavras Cruzadas com Literatura (Quetzal) e Sabe Mais k(que) os teus Pais (Verbo/Babel), a revista Tira-Tédio (passatempos com publicidade), oferecida aos passageiros dos barcos do Barreiro, o jornal Público e o jornal Contacto (Luxemburgo), a primeira CARAS Cruzadas, o Almanaque Bertrand e um dos caderninhos onde anotei palavras durante a leitura.

Exposição Paulo Freixinho - Vitrina 2

Na terceira vitrina tinha as revistas para os mais novos criadas através da Agência Feriaque para a editora João Edmundo de Andrade (JEA), Joguinhos do Popeye, a Cruzadinha - Comics for Kids, Mini Recreio, Recruta Zero e Hägar, os diversos fascículos de passatempos que tenho criado em colaboração com a Reverso e o jogo Popeye na Selva, criado para a MAJORA, também através da Feriaque.

Exposição Paulo Freixinho - Vitrina 3

Ah! Na exposiçãp, também estiveram a minha mala, que servia de escritório nas viagens de barco, e o dossier do Clube de Palavras Cruzadas.

Mala de Paulo Freixinho e dossier do Clube de Palavras Cruzadas

Entrevista

Antes da apresentação, fui entrevistado para o canal YouTube da Câmara Municipal do Barreiro, para a rubrica “Aqui há Cultura”.

Apresentação do livro

A técnica bibliotecária Jucélia Gomes começou por fazer uma pequena introdução, salientando as colaborações que temos tido, eu e a Biblioteca, e destacou o Clube de Palavras Cruzadas criado, precisamente, na Biblioteca Municipal do Barreiro (regressará em breve).

Ao meu lado esteve a vereadora Sara Ferreira (cultura, desporto, intervenção social e educação) que proferiu algumas palavras. De salientar que a Câmara Municipal do Barreiro sempre me apoiou nestas iniciativas em prol das Palavras Cruzadas.

E, finalmente, falei eu.

Apresentação do livro Palavras Cruzadas 2015-2020, de Paulo Freixinho, na Biblioteca Muncipal do Barreiro

Foi o meu regresso aos eventos, após dois anos de ausência impostos por uma pandemia. Tentei dizer “coisas”.

Contei a origem do livro, a história do site (salientei que ambos só existiam porque tenho um amigo de infância, o Rui, que merecia o prémio de“melhor amigo do mundo”), expliquei a estrutura do livro, referi que tem 110 Palavras Cruzadas (a maior parte delas, temáticas) e destaquei as originais notas e dicas de autor que acompanham o cruzadista/leitor ao longo do livro (uma companhia).

Sessão de Palavras Cruzadas

Eis que chegava a hora de um momento especial, uma sessão de Palavras Cruzadas (tinha desenhado, previamente, uma grelha num quadro branco).

Aqui o Paulo Freixinho transforma-se. Gosto de pôr as pessoas a fazerem Palavras Cruzadas (principalmente aquelas que dizem não gostarem – pensam elas).

Fizemos as Palavras Cruzadas do Público desse dia (não quis fazer umas do livro para que as pessoas não ficassem logo “sem um jogo”).

Todas as pessoas presentes na sala participaram. Eu lia as pistas, a assistência respondia.

Sessão de Palavras Cruzadas Paulo Freixinho

Aprenderam palavras novas, trocámos ideias, dei dicas e expliquei a importância que as palavras fáceis têm - sem elas dificilmente se descobrem as difíceis (sem “batotas”).

O tempo passou depressa e preenchemos completamente a grelha. Uma maravilha.

Sessão de Palavras Cruzadas Paulo Freixinho - Grelha preenchida

Autógrafos

Chegada a hora dos autógrafos, dei alguns, mais do que o esperado.

Paulo Freixinho - Palavras Cruzadas 2015-2020 - Autógrafos

E pronto. Foi assim a primeira apresentação presencial do livro Palavras Cruzadas 2015-2020.

Em breve, haverá mais apresentações e serão aqui colocadas, como adenda a este post (se não me acompanha nas redes sociais, sugiro que vá passando por aqui).

Amplexos e ósculos,

PF

Próximas apresentações

Brevemente

Encomendar o livro

Encomende o livro na loja online deste site e receba-o, comodamente em sua casa, numa embalagem especial:

Palavras Cruzadas 2015-2020

Artigos Relacionados

Receba mimos por e-mail

Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.

Obrigado! A melhor decisão que já tomou :-)
Oops! Há qualquer coisa errada...