fbpx

Palavras cruzadas
com literatura

72 problemas de Palavras Cruzadas para apreciadores de literatura portuguesa.

* Apenas €5 por período limitado 

Livro Palavras Cruzadas com Literatura de Paulo Freixinho
Icon de um livro

Sobre o
livro

A par do carácter lúdico e críptico na composição das Palavras Cruzadas, possibilita também testar e enriquecer o seu conhecimento na área da literatura portuguesa. Com inúmeras pistas literárias ao longo das páginas, eis alguns exemplos:  o autor da estátua de Fernando Pessoa que está junto ao café A Brasileira, em Lisboa; o jornal que contou com a colaboração do jornalista Dinis Machado; a ilha açoriana onde o autor (Almeida Garrett) passou parte da sua adolescência; a terra ribatejana para onde Camões terá sido desterrado pelo atrevimento de se ter apaixonado pela infanta D. Maria, irmã do Rei; a freguesia do concelho da Golegã, Ribatejo, onde nasceu José Saramago (1922).

Palavras Cruzadas com Literatura da Quetzal apresenta setenta e dois problemas em torno das obras de doze autores portugueses: Almeida Garrett; Agustina Bessa-Luís; Luís Vaz de Camões; Eça de Queirós; Florbela Espanca; Vergílio Ferreira; Dinis Machado; José Luís Peixoto; Fernando Pessoa; J. Rentes de Carvalho; José Saramago; Miguel Torga.

Para apaixonados por Palavras Cruzadas e apreciadores da grande literatura portuguesa, os passatempos estão repletos de referências literárias de doze dos grandes autores lusos.

Palavras Cruzadas com Literatura apresenta setenta e dois problemas em torno de obras de doze autores portugueses.

Icon de um livro aberto

Sumário

^

Almeida Garrett

^

Agustina Bessa-Luís

^

Luís Vaz de Camões

^

Florbela Espanca

^

Vergílio Ferreira

^

Dinis Machado

^

José Luís Peixoto

^

Fernando Pessoa

^

Eça de Queirós

^

J. Rentes de Carvalho

^

José Saramago

^

Miguel Torga

ALMEIDA GARRET

HORIZONTAIS

1- Escritor, dramaturgo romântico e político, nasceu João Batista da Silva Leitão de Almeida (…). 6- Antiga forma de por (arcaico). 9- Sobrescrito. 11- A mim. 13- Platina (s.q.). 14- Teatro Nacional D. (…) II, a sua edificação foi proposta pelo escritor. 15- Que não pertence à linhagem. 17- Inteira. 18- Base de pedestal. 20- Fadista impenitente. 22- Alado(heráld.). 23-  Sacerdote budista tipo de ano. 26- Bebida alcoólica, proveniente da destilação do melaço. 28- Coloca. 29- Primeira obra de Almeida Garrett (1819). 32- Espera deferimento (abrev. ). 33- Sociedade anónima. 34- Rasteiro. 36- Poeta. 38- Compaixão. 39- A mulher de estatura muito mais baixa que a normal. 40- Redução das formas linguísticas “me “ e “o“ numa só. 41- (…) Patriótico, poema de Almeida Garrett (1820). 44- Tirar sons de. 45- Queimo.

 

Capítulos

Páginas

12 grandes autores da literatura portuguesa serviram de inspiração para 72 problemas de palavras cruzadas que se estendem ao longo de 176 páginas. São 2113 palavras diferentes, onde se incluem mais de 100 que foram anotadas durante a leitura das obras resultando em mais de 600 referências literárias. Curiosamente o autor não utilizou palavras alteradas pelo novo acordo ortográfico.

Icone de umas aspas

Palavras cruzadas umas com as outras e com literatura, literatura cruzada também. Se tivermos perspicácia para tanto, talvez não seja apenas um jogo, talvez nos dê novas perspectivas

José Luís Peixoto

Se há livro cuja escrita está nas mãos do leitor, é este.

Maria Ramos Silva – Jornal i

Um livro ideal para quem gosta de palavras cruzadas, gosta e/ou ensina literatura ou, simplesmente, para quem gosta de aprender e, sobretudo, ler.

Blog Flames

Sobre
o autor

Paulo Freixinho

Paulo Freixinho é autor de Palavras Cruzadas há 30 anos tendo editado a sua primeira revista “Jogos Cruzados”em 1990.

É o autor das respeitadas Palavras Cruzadas do Público e já elaborou passatempos para praticamente toda a imprensa nacional de referência.

Aos 40 anos redescobriu o prazer de LER, onde foi anotando palavras durante a leitura. Editar um livro de Palavras Cruzadas foi um sonho que chegou em 2011.

Tem uma palavra preferida: Xurdir (fazer pela vida).

Ao longo destes, já longos, anos de cruciverbalista, preocupei-me sempre com a qualidade dos passatempos que produzi, sem nunca ter repetido um único passatempo.

Freixinho

Icon de um marcador de livros

Palavras Cruzadas para Crianças

Nas livrarias

Os livros de Palavras Cruzadas dedicados exclusivamente aos mais novos.

Capa do livro Sabe mais k (que) os teus pais

Sim, quero receber.

Subscreva a newsletter que o irá deixar a par de todas as promoções e novidades sobre Palavras Cruzadas.

Palavras Cruzadas por email

Palavras Cruzadas por email

Junte-se à nossa comunidade de amigos que adoram Palavras Cruzadas e receba regularmente, passatempos, novidades, truques e dicas.

Recebido. A melhor decisão que já tomou!

Pin It on Pinterest