fbpx

Palavras Cruzadas: Jornal de Angola e Luanda

Palavras Cruzadas Angola

Por Paulo Freixinho

Autor de palavras cruzadas há 30 anos, elaboro os passatempos do Público e JN, entre outros. Criei o portal de palavras cruzadas em Portugal.

23.08.2017

Palavras Cruzadas: Jornal de Angola e Luanda

Em dia de eleições em Angola, achei por bem escrever sobre aquele que é, sem dúvida, o trabalho mais importante dos últimos tempos.

Há dois meses que crio Palavras Cruzadas para dois jornais angolanos: ‘Jornal de Angola’  (diário) e ‘Luanda’ (semanal). Dois títulos das Edições Novembro, empresa que me procurou e fez questão de me ter como colaborador.

Jornal de Angola Palavras Cruzadas

Não é a primeira vez que crio Palavras Cruzadas para serem publicadas em Angola pelo que já tinha alguma noção do vocabulário utilizado, principalmente porque passei a ler alguns autores angolanos.

Mas desta vez fui mais longe.

Para além da literatura e da leitura dos jornais, passei a ver a TPA Internacional (já tenho programas que vejo “religiosamente”, aproveitando para anotar palavras). Até arranjei um dicionário de Kimbundu-Português.

Criar estas Palavras Cruzadas é um desafio aliciante onde cruzo vocabulário da língua portuguesa com palavras angolanas (angolanismos).

Não é fácil pois encontro diferentes grafias para uma mesma palavra e é preciso pesquisar muito e ir afinando ao longo do processo de criação.

Será um processo de constante aprendizagem (para mim) e espero conseguir criar Palavras Cruzadas aliciantes que despertem nos angolanos o gosto por este jogo de palavras que é muito mais do que um passatempo.

Amplexos e ósculos ou kandandus e mukinus (Kimbundu ou quimbundo)!…

😉

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Palavras Cruzadas por email

Palavras Cruzadas por email

Junte-se à nossa comunidade de amigos que adoram Palavras Cruzadas e receba regularmente, passatempos, novidades, truques e dicas.

Recebido. A melhor decisão que já tomou!

Pin It on Pinterest

Share This