Volta a Portugal em Palavras Cruzadas

Volta a Portugal em Palavras Cruzadas

Por Paulo

Autor de palavras cruzadas há 30 anos, elaboro os passatempos do Público e JN, entre outros. Criei o portal de palavras cruzadas em Portugal.

27.10.2016

Volta a Portugal em Palavras Cruzadas

Há muito que andava com a ideia de criar passatempos sobre localidades portuguesas, uma espécie de Volta a Portugal em Palavras Cruzadas.

Palavras Cruzadas onde todas as palavras estão relacionadas com o tema (história do concelho, ilustres da terra, património, monumentos, zonas de lazer, espaços verdes, praias, festas e romarias, tradições, lendas, gastronomia).

Palavras Cruzadas boas para todas as idades… sim, estou também a pensar nas idades mais avançadas, nos seniores, que gostam muito deste jogo de palavras e  têm mais tempo livre para exercitar o cérebro (aliás, as Palavras Cruzadas são consideradas benéficas para o cérebro).

Podem ser utilizadas nas salas de aula, Bibliotecas Escolares e Municipais, pondo à prova alunos, professores e utentes… em lares, são excelentes exercícios para a memória… em tertúlias nas associações culturais, cafés e bares… em tantos sítios.

Impulsionado pelo feriado municipal de Lagos, uma região à qual estive muito ligado na minha infância (Praia da Luz), publiquei hoje as primeiras Palavras Cruzadas deste tipo.

Lagos

Neste primeiro passatempo, cruzei 33 palavras relacionadas com Lagos (património, história, monumentos, praias, gastronomia, lendas e tradições) numa grelha 20×20.

Quanto tempo demoro a fazer um passatempo destes?… muitas horas… muita pesquisa e depois há que tentar cruzar o máximo de palavras no espaço disponível, sem recorrer ao software (há malucos para tudo).

Pretendo fazer 280 Palavras Cruzadas: 278 concelhos no continente, Madeira e Açores… ainda são algumas… calculo que precise de um ano para concluir esta “empreitada”… “odisseia”… meto-me em cada uma… 😉

Espero que estes passatempos cheguem aos habitantes das localidades a que se referem… que sejam partilhados… e que agradem, claro… qualquer coisinha, elogio, reparo ou sugestão, é só deixar um comentário.

Os passatempos podem ser acedidos através do menu (Palavras Cruzadas – Volta a Portugal em PC) ou pela etiqueta «Volta a Portugal em Palavras Cruzadas».

Juntos, faremos das Palavras Cruzadas um desporto nacional… 😉

Amplexos e ósculos!…

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Palavras Cruzadas por email

Palavras Cruzadas por email

Junte-se à nossa comunidade de amigos que adoram Palavras Cruzadas e receba regularmente, passatempos, novidades, truques e dicas.

Recebido. A melhor decisão que já tomou!

Pin It on Pinterest

Share This