Palavras Cruzadas 2015-2020

Por Paulo Freixinho

Autor de palavras cruzadas há 30 anos, elaboro os passatempos do Público e JN, entre outros. Criei o portal de palavras cruzadas em Portugal.

05.04.2021

Para assinalar os meus 30 anos como cruciverbalista lancei o livro Palavras Cruzadas 2015-2020.

Um livro que conta a história de um site que se tornou numa referência das Palavras Cruzadas e já foi classificado como “paraíso para cruzadistas”.

Com inicio em 2015 o livro atravessa os 5 anos seguintes numa compilação de algumas das melhores Palavras Cruzadas que foram sendo publicadas no meu site.

Temas

Abordei variados temas, como o Cante Alentejano, A Doença de Alzheimer, a Queda do Muro de Berlim, Filosofia, a Independência de Timor-Leste, a Abolicição da Escravatura, os Migrantes, o Regicídio de 1908, a Implantação da República, o Centenário de Amália, a Dieta Mediterrânica, os Direitos da Criança, o Cerrado do Brasil, a CPLP, o Dia das Palavras Cruzadas ou o Homem na Lua.

Dedico Palavras Cruzadas a Alice Vieira, aos Avós, homenageio nomes que marcaram e marcam os nossos dias. Dedico, até, umas Palavras Cruzadas às bodas de ouro dos meus pais. Enfim, são muitos os temas.

Livro Palavras Cruzadas 2015-2020 - Miolo

Dúvidas da língua portuguesa

Mas não são só temáticas. Há várias Palavras Cruzadas que ajudam a tirar algumas dúvidas da língua portuguesa, ou não fosse este jogo de palavras um dos melhores exercícios para treinar o vocabulário e a ortografia: escreve-se com “s” ou com “z”?, solarengo ou soalheriro?, plural de refrão, diferença entre ditongo e hiato, diferença entre mandado e mandato, entre outras.

Literatura

Há alguma literatura, obviamente, apesar de ter reservado as «palivrozadas» (Palavras Cruzadas onde utilizo palavras anotadas durante a leitura) para outro livro. De qualquer forma, destaco muitas palavras que vou encontrando na literatura, dedico umas Palavras Cruzadas à Livraria Lello, ao polémico Prémio Nobel da Literatura atribuído a Bob Dylan e visito alguns escritores.

No total, são 110 Palavras Cruzadas.

Outras línguas

Visito também outras línguas. Aventuro-me no mirandês, a segunda língua oficial de Portugal, e retribuo a divulgação que o meu trabalho tem na Galiza com um passatempo bilingue português/galego.

E poderíamos ficar por aqui, que já seriam razões mais do que suficientes que este livro fosse aliciante para os cruzadistas, experientes ou novatos.

Originais

Para o sétimo e último capítulo deste livro, «Originais», criei um conjunto de Palavras Cruzadas exclusivas que tentam resumir os meus 30 anos de cruciverbsalista, cruzando algumas das palavras que mais gosto e que, de alguma forma, foram marcando o meu percurso como autor e leitor.

Notas de autor

Falemos agora de algo que penso acrescentar valor ao livro e fará com que o guarde num cantinho especial da sua estante.

Sei que, para muitas pessoas, as Palavras Cruzadas são uma companhia. Pois bem: ao longo deste livro, para além de informações complementares aos passatempos, vou acompanhando o cruzadista com dicas, curiosidades e notas de autor.

Livro Palavras Cruzadas 2015-2020 - Notas de autor

Revelo segredos, conto peripécias, explico opções, destaco palavras e menciono amigos com os quais vou colaborando ou, simplesmente, me inspiraram.

Níveis de dificuldade

E quanto a níveis de dificuldade?

Digamos que umas são mais fáceis, outras são mais difíceis. Penso que o livro agradará tanto ao cruzadista mais exigente, como ao cruzadista menos experiente.

Se não tem o hábito de fazer regularmente Palavras Cruzadas, ou nunca experimentou, sugiro que consulte a seguinte ligação: 10 dicas para resolver Palavras Cruzadas

Capítulos

Os primeiros seis capítulos são dedicados ao site. A cada capítulo corresponde um ano.

2015

O início
Do papel para o online

2016

Da livraria Lello à Restauração da Independência

2017

Acorda para o vocabulário da língua portuguesa

2018

Quando uma apresentadora de televisão diz “cruciverbalista”

2019

De referência a “malicioso”

2020

Estamos de volta!

Originais

Tão especiais que não estiveram, nem estarão, para já, no online

Versões online

Levar Palavras Cruzadas que estão publicadas num site para o papel faz sentido porque há muitos cruzadistas que preferem o papel ao digital. Não obstante, todas estas Palavras Cruzadas têm um código QR de acesso à versão online.

Soluções

E soluções, tem?

Não, só virão no próximo livro. Estou a brincar.

Sim! No final, aparecem as soluções, seguidas da lista com as 1832 palavras diferentes utilizadas nas Palavras Cruzadas deste livro.     

Opiniões

Quase a terminar, aqui ficam algumas opiniões que recebi por parte de quem já adquiriu este meu novo livro.

“Folheio o livro que recebi ontem e vejo que nada tem a ver com as palavras cruzadas que eu comprava na banca de revistas. Esse é um livro de autor, feito com cuidado, parece um trabalho de filigrana. Não é um mero passatempo. Depois de ser preenchido deverá ir para a estante e ser eventualmente consultado. Uma orgia de palavras que não será descartada!”

margo_felix

“Queria iniciar-me nas palavras cruzadas, mas agora tenho pena de escrever no livro, que está tão bonito.”

Inês Lucas

Agora, sim, para terminar.

Onde pode comprar o livro?

Para já, o livro só se encontra à venda na loja deste site mas pode descobrir tudo se clicar neste botão:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Palavras Cruzadas por email

Palavras Cruzadas por email

Junte-se à nossa comunidade de amigos que adoram Palavras Cruzadas e receba regularmente, passatempos, novidades, truques e dicas.

Recebido. A melhor decisão que já tomou!

Pin It on Pinterest

Share This