fbpx

As Palavras Cruzadas antes dos computadores

Máquina de escrever antiga

Por Paulo Freixinho

Autor de palavras cruzadas há 30 anos, elaboro os passatempos do Público e JN, entre outros. Criei o portal de palavras cruzadas em Portugal.

24.09.2015

Antes dos computadores também criava passatempos: Palavras Cruzadas, Sopas de Letras, Cruzadexes, Criptocruzadas, Diferenças, Testes de Lógica… paginação de revistas.

Sem computador.

Não tinha computador mas tinha papel quadriculado, lápis, borracha, dicionários, papel cavalinho, réguas, tinta da china, guache branco para retoques, pincel, letras, números e figuras geométricas de decalque (decalquei muito números nas criptocruzadas, decalquei).

Máquina de escrever para os enunciados das Palavras Cruzadas e Sopas de Letras.

Escantilhão para desenhar os círculos pretos a tinta da china que assinalavam as diferenças (passei depois a utilizar os círculos decalcáveis, muito mais prático).

Antes dos scanners, passava bastante tempo em casas de fotocópias para ter desenhos em diferentes percentagens (se me enganava em alguma percentagem lá tinha de voltar à loja).

E ordenar por ordem alfabética e por número de letras as palavras dos cruzadexes?… horas… em casa fazia serões com a ajuda da família (pais e irmãos).

Enfim, outros tempos… mas o trabalho fazia-se e não era pouco…

Hoje pode fazer aqui Palavras Cruzadas online e Sopas de Letras

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Palavras Cruzadas por email

Palavras Cruzadas por email

Junte-se à nossa comunidade de amigos que adoram Palavras Cruzadas e receba regularmente, passatempos, novidades, truques e dicas.

Recebido. A melhor decisão que já tomou!

Pin It on Pinterest

Share This