Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal (2025) – Agosto

2/8/2025
Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal – Agosto 2025
Dia 1

‍É o início do mês em que nada acontece, em termos de convites. Já só quero que chegue setembro para as coisas comecem a animar.

De qualquer forma, é um mês que pretendo aproveitar para trabalhar nos meus próximos livros. Sim, no plural. Veremos o que consigo.

Claro que não irei só trabalhar. Irei à praia. Terei depois uns dias de férias no próximo mês (pouquinhos, para que não perca o ritmo do trabalho).

Por falar em trabalho, hoje fartei-me de trabalhar. Enviei o PÚBLICO até domingo, uma semana de JN e terminei as duas palavras cruzadas personalizadas que tinha entre mãos. À noite ainda tive de criar a Sopa de Letras e as Mini do PÚBLICO. Nem tive tempo para preparar esta entrada do Diário (foi criada no dia 2).

Ah! Foi o primeiro dia sem doces.

Dia 2

Fui à praia. Tenho andado a ensinar a minha neta a estar na água (adora). Não comi bola de Berlim.

Tratei destas duas entradas do Diário.

À noite terei a Sopa de Letras e as Mini do PÚBLICO. As noites são sempre assim.

Hoje é sábado, o tal "dia de folga". A tarde vai ser para descansar.

Até amanhã!

Dia 3

Não comi doces.

Hoje trabalhei de maneira a poder ir amanhã de manhã à praia.

Também hoje, no Instagram, fiquei "amigo" do cruciverbalista do jornal francês Le Figaro, Julien Soulié.

Amanhã, as palavras cruzadas do PÚBLICO vão começar por uma notícia que me faz ficar (muito) triste em relação a esta sociedade que criámos e que está a deixar muitas pessoas para trás.

Até amanhã!

Dia 4

Fui à praia. Vi uma pessoa a fazer palavas cruzadas na praia. Quero ver muitas mais. ;)

Está demasiado calor e o sótão deixa de ser um local agradável, principalmente para criar palavras cruzadas para os mais novos. Limito-me ao trabalho regular. O tempo vai passando e isso preocupa-me, claro.

Não comi doces.

Até amanhã!

Dia 5

Fui convidado para participar num festival literário, já em setembro. Darei notícias.

Numa grelha 6x6 utilizei duas palavras pela primeira vez. É bom que, ao fim de 35 anos, ainda me aconteça isso (amanhã no PÚBLICO online). Também amanhã no PÚBLICO, em papel e online, voltará a aparecer o nome de um futebolista, neste caso ex-futebolista. O futebol é tema que evito, mas nestas circunstâncias, que chocam pelo inesperado, deixo passar (é uma espécie de homenagem). Um dia saímos de casa e não regressamos. As pessoas criativas pensam nisso muitas vezes (é uma das razões que as leva a serem criativas).

Hoje também me fez muita impressão ver uma criança palestiniana à procura dos seus avós debaixo dos escombros. Sou avô... (espero que o vídeo não seja "fabricado" - há muito que me tornei desconfiado em relação ao que nos mostram)

Não comi doces.

Até amanhã!

Dia 6

Não ando inspirado e isso não me convém nada. Deve ser do calor (desculpa esfarrapada, pois hoje até nem esteve muito calor).

Não comi doces.

Até amanhã!

Dia 7

Hoje terminei o trabalho da noite mais cedo e tenho mais tempo para este diário.

Vou falar um pouco sobre as redes sociais. Estamos cansados delas. É normal em nós. Cansamo-nos, embora, acho, cansamo-nos cada vez mais depressa. Isto para dizer que li o que um amigo escritor escreveu hoje. Anda cansado do algoritmo, que lhe mostra coisas estranhas em vez de lhe mostrar assuntos interessantes, principalmente dos seus amigos das letras. Acontece que também esses tais amigos escrevem cada vez menos nas redes sociais. É também o meu caso. A falta de retorno, por vezes, dói. De qualquer forma, penso que o meu amigo escritor está a esquecer-se de que estamos em agosto. Agosto é sinónimo de férias.

Em relação aos meus próximos livros. O tempo está a passar e está a ser muito difícil inspirar-me. É o calor. É a vida a acontecer. Até agora, tenho conseguido concretizar as ideias que vou tendo, mas o tempo ficou mesmo escasso. Tenho parcerias por fazer. Tenho pilhas de livros por ler. Tenho uma neta (em casa). Como já disse, é a vida a acontecer. Para "ajudar", vem aí mais uma semana de calor extremo...

Modemos de assunto: Uma semana sem comer doces. Não custou nada.

Até amanhã!

Dia 8

Finalmente, criei a primeira grelha de palavras cruzadas para os mais novos, que, espero, fará parte de um dos meus dois próximos livros. Viva!!!

Não lanço foguetes porque estamos em situação de alerta.

Continuo sem comer doces.

Vou ver a “Lua do Esturjão” (tema da Sopa de Letras do PÚBLICO de amanhã).

Por falar em Sopa de Letras (por acaso tive hoje uma ideia para mais um livro, relacionada com este passatempo), pus em destaque no site um passatempo que dediquei aos gatinhos. Sabe que nome se dá à pessoa que tem adoração por gatos? :)

Até amanhã!

Dia 9

Adiantei o trabalho de modo a poder ter amanhã um dia de férias.

Não comi doces.

Até amanhã!

Dia 10

Tive um dia de férias com a família.

Enquanto esperava pelo almoço, revi os passatempos do PÚBLICO. Estava tudo bem.

Sim, podemos fazer palavras cruzadas no telemóvel. Fica o exemplo.

Palavras cruzadas no telemóvel.
Dia 11

Trabalhei e fui aos Correios enviar apenas um livro...

Não criei palavras cruzadas para os meus próximos livros.

Já chega de calor extremo.

Não comi doces.

Até amanhã!

Dia 12

Dia em que cheguei às 100 Sopas de Letras no PÚBLICO online. É um bonito número redondo. Hoje o tema foi o Dia Internacional da Juventude, amanhã teremos o Dia Internacional do Canhoto. Sou destro a escrever, mas canhoto a jogar à bola e a lançar coisas. Curiosamente, jogo ténis com o braço esquerdo e pingue-pongue com o direito.

Está muito calor e o sótão não é o melhor sítio para se estar. Vou ter de esperar que a temperatura baixe para conseguir estar inspirado para "extras". Ou seja, estou pouco inspirado, mas muito transpirado...

Não como doces há 12 dias. Lindo menino!

Até amanhã!

Dia 13

Está calor. Estou em modo serviços mínimos.

Recebi o retorno de uma das pessoas surpreendidas com a oferta de umas Palavras Cruzadas Personalizadas:

"Caro Paulo

Muito obrigada pelo seu contributo para a belíssima surpresa que tive na minha festa de anos.

Abraço"

Fico feliz por saber que estas palavras cruzadas são especiais para quem as recebe (também para quem as oferece).

Desde que lancei o livro "100 Maneiras de Melhorares o teu Português", em colaboração com a Sara de Almeida Leite, nunca mais disse feedback. É uma das dicas do livro. Digo «retorno».

Por falar nesse livro, também hoje, a Mafalda (Escrita Criativa), elogiou o livro no Instagram. Viva!

Não comi doces.

Até amanhã!

Dia 14

Adiantei o trabalho para poder ir amanhã à praia. À noite, tinha 33ºC no sótão. Esperemos que tenha sido o último dia do ano com estas temperaturas tão altas, para bem da minha inspiração. Fartinho da transpiração.

Não comi doces.

Vou meter-me debaixo do chuveiro.

Até amanhã!

Dia 15

Dia programado para ir à praia. O dia estava estranho quando acordei (cedo). Deixei a família dormir mais um pouco. Depois das 8h, no verão, dificilmente se arranja lugar no estacionamento junto à praia, mas hoje o dia estava "estranho". Estranho foi saber que o parque já estava cheio às 7h. Mais uma vez, deixei a família na praia e fui ver onde podia deixar o carro. Mais uma vez, perto do parque de campismo. Mais uma vez, meia hora a caminhar pela serra da Arrábida. Gosto e o tempo até ajudou, pois não estava calor. Tirei uma foto.

Revi os passatempos do PÚBLICO online na praia.

Recebi um convite para participar num videocast. Darei notícias.

Matei uma melga no sótão (peço desculpa ao Universo). Já basta o calor...

Ah! Comi um doce. Meio doce. Fui "obrigado". No entanto, foi meio Pastel de Azeitão e doce regional não é doce, é cultura e tradição (da saborosa). Acrescento que tinha ao meu dispor tortas e esses e não lhes toquei. Aproveito para dizer os esses do Café S. Lourenço são os meus preferidos (não era o caso).

Até amanhã!

Dia 16

Dia dedicado à parceria com a Capicua. Uma das tarefas em atraso. Penso que amanhã conseguirei publicá-la.

Não comi doces, mas já tenho um pacotinho de esses de Azeitão à minha espera.

Até amanhã!

Dia 17

Continuei a trabalhar na parceria com a Capicua. Sim, estas palavras cruzadas demoram. Ouvi música, entrevistas e li letras para aproveitar palavras, de modo a alterar pistas menos positivas (o disco mais recente da rapper chama-se "Um Gelado Antes do Fim do Mundo", mas pretende deixar uma mensagem de esperança).

Quanto ao trabalho regular, foi dia de PÚBLICO.

Dia 18

Finalmente, publiquei as palavras cruzadas que resultaram da colaboração com a rapper Capicua, que gostou e partilhou (em menos de 24h já mais de 100 pessoas completaram a grelha). Fico feliz quando assim é.

Quanto ao trabalho regular, foi tranquilo. Apenas o PÚBLICO. Há clientes de férias, mas convém mentalizar-me de que não é o meu caso.

Ontem não tinha escrito neste diário, mas hoje pus o diário em dia e a horas decentes.

Não comi doces.

Até amanhã!

Artigos Relacionados

Receba mimos por e-mail

Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.

Obrigado! A melhor decisão que já tomou :-)
Oops! Há qualquer coisa errada...