Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal (2025) – Outubro

1/10/2025
Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal – Outubro 2025
Dia 1

O dia do meu 57º aniversário e o dia em que este site completou 10 anos de existência.

Há 10 anos a ser uma referência no cruzadismo lusófono. É com todo o gosto que mantenho este site online, mas bem que preciso de mais cruzadistas altruístas. Num dia como este, não vendi livros...

Este site, apesar de ser grátis para o utilizador, tem bastantes custos. É bom que os livros que tenho na loja online deste site se vendam. Não é um lamento, é uma chamada de atenção.

Mesmo sem venda de livros, assinalei a efeméride com a publicação de umas palavras cruzadas.

Recebi, de um jovem que participou no Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional (continental), uma mensagem "daquelas". Amanhã peço-lhe autorização para publicá-la.

Hoje deveria ter um dia de folga, mas não deu. É o que é.

Xurdir. sempre!

Até amanhã!

Dia 2

Pouco passava das 8h00 quando tocou a campainha de casa. Uma encomenda. Remetente: Pedro Guilherme-Moreira.

Conheci o Pedro Guilherme-Moreira no FLO - Festival Literário de Ovar. O Pedro moderou uma das mesas e ao lançar o tema dos escritores criados por IA, insurgi-me. O Pedro reparou nos meus Sanjo e salientou isso. Fiquei a saber que partilhamos o mesmo gosto pela marca. Iniciámos assim uma amizade. Combinámos trocar livros, com uma condição: colocar a dedicatória, disfarçadamente, na perpendicular junto à lombada, na página 10 (10 anos do FLO). O Pedro não me enviou apenas livros - enviou-me o bolo tradicional d'Os Velhotes (Valadares), acompanhado por uma nota com sugestões de como consumi-lo. Pormenor: A encomenda vinha numa caixa de Sanjo. O Pedro é Grande (também literalmente).

Começou assim o meu dia. De resto, fiz as palavras cruzadas do PÚBLICO até domingo e tive Clube de Palavras Cruzadas na Biblioteca Municipal do Barreiro.

As tiras da BD "O Cruciverbalista" foram hoje impressas. Amanhã irei ajudar a montar a exposição que estará inserida na Festa da Ilustração - Setúbal.

Pedi autorização de publicação ao autor da mensagem que recebi ontem por ocasião do meu aniversário:

"Parabéns, Senhor Paulo Freixinho!

Que alegria poder celebrar consigo este dia tão especial! Foi um verdadeiro privilégio conhecê-lo no Concurso Nacional de Palavras Cruzadas no ano passado um encontro que guardo com muito carinho e que me deixou ainda mais fascinado pelo seu talento e dedicação.

As suas palavras cruzadas não são apenas passatempos… são pequenas obras de arte. Em cada grelha, sinto o cuidado, a criatividade e a paixão que coloca no que faz. Resolver os seus jogos é, para mim, muito mais do que preencher quadradinhos: é um convite à descoberta, ao raciocínio, à cultura e até ao sorriso quando surge uma solução inesperada.

Hoje, ao celebrar os seus 57 anos, quero desejar-lhe saúde, alegria e inspiração infinita, para que continue a encantar tantas pessoas com o seu trabalho e o seu espírito generoso. Que venham muitos mais aniversários, sempre acompanhados de palavras bem cruzadas e de momentos felizes ao lado daqueles que lhe são mais queridos.

Um abraço muito especial e cheio de admiração!

Conto consigo este ano na escola de Eiriz "

Até amanhã!

Artigos Relacionados

Receba mimos por e-mail

Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.

Obrigado! A melhor decisão que já tomou :-)
Oops! Há qualquer coisa errada...