Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal (2025) – Fevereiro

2/2/2025
Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal - Fevereiro 2025

FEVEREIRO 2025

Dia 1

Dei início às entradas de fevereiro neste diário e dei início aos passatempos para o Almanaque Bertrand, criado em parceria com a Reverso.

Fiz uma proposta para o cartaz do Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas.

E por hoje é tudo, pois já passa da meia-noite e ainda vou ter de ver se está tudo bem com as Palavras Cruzadas online do PÚBLICO.

Até amanhã!

Dia 2

Hoje, nas palavras cruzadas do PÚBLICO, saiu a pista "Fazer palavras cruzadas", cuja solução é «cruziscar». Não é a primeira vez que sai, mas é a primeira vez desde que demos início à demanda pela dicionarização deste verbo. Sim, não sou o único a querer esta palavra dicionarizada. Por acaso, ainda não tinha essa pista/palavra no Dicionário de pistas que disponibilizo neste site. Agora já tenho. ;)

Domingo é, para mim, dia de trabalho. Há que fazer o PÚBLICO para segunda-feira e, por normal, pouco mais faço, mas hoje dediquei um passatempo ao andebol português. Criei uma Sopa de Letras com o título Andebol - Elogios aos Heróis do Mar, onde constam sugestões provenientes das redes sociais. Por pouco não trouxeram a medalha de bronze, mas, certamente, trouxeram mais adeptos e praticantes ao andebol português. Parabéns!

À noite, fiz as Mini do PÚBLICO (onde volta a haver uma referência ao andebol) e escrevi esta entrada neste Diário do Centenário.

Ah! A partir de hoje, em texto corrido, deixarei de escrever palavras cruzadas com maiúsculas iniciais (parece-me demasiado). Que fique registado.

Amanhã começa uma semana que se quer "perfeita", em termos de trabalho. As tarefas são muitas, mas agora há que descansar.

Até amanhã!

Dia 3

Fiz uma nova capa para a rede Bluesky, baseada numa das minhas grelhas. Gosto mais assim:

Capa para o Bluesky de Paulo Freixinho

Também melhorei a minha proposta para o cartaz do Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas (ainda não posso mostrar).

Até parece que não tenho nada que fazer. Tenho e fiz.

Enviei palavras cruzadas para o Contacto (Luxemburgo), para o jornal A Voz de Trás-os-Montes e para o PÚBLICO.

Hoje, um colega de trabalho da minha filha mais nova disse:

"O teu pai andou especialmente inspirado nos últimos dias. Ontem, nem com ajuda estava a conseguir preencher a grelha"

Ai sim? Amanhã vou surpreender outro cruzadista que faz as palavras cruzadas do PÚBLICO. ;)

No Facebook do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal, destaquei a pista: "Como EVA no Paraíso" (pista que designa NUA).

Curiosamente, 100 anos depois, a pista "Como EVA no Paraíso", bem que poderia passar a "Como Bianca Censori na passadeira vermelha dos Grammys 2025".

Até amanhã!

Dia 4

O dia ficou marcado pela morte de Maria Teresa Horta.

Éramos "amigos" no Facebook (sou também amigo do seu irmão, Miguel Horta, que conheço pessoalmente).

Nunca li nenhum livro da autora (li hoje alguns poemas).

Não a convidei para uma parceria.

Ofereci-lhe, em 2012, no aniversário, o seu rosto em grelha de palavras cruzadas.

Aparece num passatempo duplo que publiquei no meu velhinho blogue, no Dia Internacional da Mulher, em 2015, com 100 mulheres de destaque.

Até hoje, tinha cruzado o seu nome duas vezes nas palavras cruzadas do PÚBLICO e amanhã volto a fazê-lo.

Foi pouco.

Maria Teresa Horta em grelha de palavras cruzadas

Até amanhã!

Dia 5

Hoje foi um dia bom no Bluesky. Disse que me inspirava no Azul do PÚBLICO e o PÚBLICO partilhou. Resultado: ganhei novos "seguidores".

Quanto ao trabalho... preciso de dias com mais horas. São muitas as tarefas e há sempre um email que precisa de resposta. São fases, mas este ano está a ser uma fase ininterrupta. Não me posso queixar, claro, mas preciso de ter cuidado com o meu descanso.

Não vejo a hora para poder mostrar o cartaz do Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas. Está mesmo quase.

Hoje comecei a compilar palavras que irei cruzar num livro juvenil de palavras cruzadas que pretendo lançar este ano. Decidi o tamanho das grelhas e qual o público-alvo (a partir dos 12 anos).

E por hoje é tudo.

Até amanhã!

Dia 6

À quinta-feira, pelas 18h00, tenho o Clube de Palavras Cruzadas na Biblioteca Municipal do Barreiro. Fico logo com a tarde de trabalho reduzida, pois ainda há que preparar o Clube. Lá tive de enviar uma mensagem para o grupo do WhatsApp: "Vou chegar uns minutinhos mais tarde". Assim foi. Sala cheia, todos à minha espera. Fizemos as palavras cruzadas do PÚBLICO e no exercício de cruzar palavras escolhemos para tema a Maria Teresa Horta.

Quanto ao meu dia de trabalho, lá enviei as palavras cruzadas do PÚBLICO até domingo e, à noite, fiz as Mini (que são criadas por volta das 23h).

Ah! Fiz uma biografia para um livro que vai sair em breve em parceria. Vi-me aflito para reduzir a biografia. Pediram-me entre 500 e 600 caracteres, com espaços, ficou nos 599. Ufa! Mas foi a provada. Viva!

Agora, num tom mais sério, este mês ainda não vendi livros e isso preocupa-me. Recordo que a venda dos livros serve para cobrir as despesas do site e lançar novos livros. Preciso de cruzadistas mais altruístas é o que é. ;)

Até amanhã!

Dia 7

A manhã foi passada a tratar do JN, mas na minha cabeça surgiu algo que tive de partilhar:

Perguntam-me muitas vezes se levo palavras novas para as palavras cruzadas. Depende. Prefiro dar nova vida a palavras "vetustas", tornando-as "venustas".

Depois transformei isso numa espécie de adivinha que, muito possivelmente, irei partilhá-la nas próximas sessões que tiver em escolas:

Quem é que transforma palavras vetustas em palavras venustas?

Resposta: O cruciverbalista.

Até parece que não tenho nada que fazer...

Entretanto, estão dados todos os passos para tornar algo de muito especial numa realidade. Não vai ser fácil gerir a ansiedade (trabalha que isso passa!).

Há pouco, comecei a tratar da parceria com João Pedro Vala, o vencedor da 1.ª edição do Prémio WOOK Novos Autores.

Vou esperar pelo PÚBLICO online para ver se está tudo bem e está feito o dia.

Até amanhã!

Dia 8

Embora sábado, na teoria, seja dia de folga, na prática, é dia de trabalho. Aproveito sempre para criar algum passatempo para este site ou para dar avanço a algum trabalho extra. Aconteceram as duas coisas. Tratei de uma parceria, que só não está publicada porque estou à espera de instruções quanto à fotografia que fica no centro da grelha, e fiz mais uns passatempos para o Almanaque Bertrand.

À tarde fui até à Biblioteca Municipal de Palmela assistir à apresentação do livro "Toda a Gente Tem um Plano", de Bruno Vieira Amaral, no âmbito da iniciativa “365 Dias de Romance”. Conheço pessoalmente o Bruno e disse-lhe que estávamos no ano do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal. Convém ir informando as pessoas. ;)

Já que estava em Palmela, aproveitei para lanchar em Azeitão e jantar em Setúbal. Há muito que não comia um choco frito no Leo (saiba que esta adega/restaurante é referida no meu livro "100 Sem Repetir".

Ou seja, hoje foi dia de passeio. Também mereço.

Até amanhã!

Dia 9

Fiz passatempos para o Almanaque Bertrand, o PÚBLICO e pouco mais. Afinal, é domingo.

Ah! Vendi o primeiro livro do mês. Espero que seja o primeiro de vários. Só para que tenha uma noção dos custos deste site, convém vender, pelo menos, 10 livros por mês.

Penso que a palavra perceção, ou percepção, como preferir, será uma boa candidata para a Palavra do Ano, da Porto Editora.

Amanhã tem início uma semana onde terei de controlar a minha ansiedade. Espero ter novidades em breve.

Até amanhã!

Dia 10

O dia de hoje começou com uma tampa de iogurte que saiu inteira. Quando assim é, o dia vai correr bem. Parvoíces minhas, mas comprovou-se o bom auguro.

Primeiro há que dizer que comecei a ler o livro "toda a gente tem um plano", de Bruno Vieira Amaral (esqueci-me de referir isso ontem). Dará origem a umas palivrozadas, claro.

Estava eu a ler, na pausa entre trabalhos (tinha enviado as palavras cruzadas para o jornal Contacto, do Luxemburgo) e recebo uma mensagem do escritor João Pedro Vala. Tinha dúvidas quanto à foto que iria utilizar na grelha da nossa parceria. Dúvidas desfeitas, publiquei as nossas palavras cruzadas. O autor gostou e partilhou. A tampa do iogurte estava a funcionar.

Comecei a tratar do PÚBLICO e recebo um email a solicitar uma sessão de palavras cruzadas para o o 1.º Ciclo. Toca de pegar no telemóvel (mais prático).

A tampa do iogurte continuava a ter efeito.

O tempo a passar. Almocei.

Depois do almoço, voltei para as palavras cruzadas do PÚBLICO, outro email. Aceitaram o orçamento e a sugestão que fiz para sessões num evento municipal ligado aos livros.

A tampa do iogurte...

Volto para o PÚBLICO, outro email. Desta vez, a mostrarem-me a paginação de uma "coisinha" que ainda não posso revelar.

O tempo a passar...

Lá consegui terminar e enviar o PÚBLICO.

Estou com muita dificuldade em gerir tanta coisa. Muitas solicitações, o Almanaque Bertrand, o trabalho regular (que já vou ter de adiar a entrega de um, mas que é mensal - não vem mal ao mundo por isso).

Resumindo e concluindo, estou bem arranjado com a falta de tempo...

O que me safa é que eu sei que no final tudo se compõe (assim tem sido até hoje). Sigamos!

Até amanhã!

Dia 11

A tampa do iogurte não saiu inteira. Apesar disso, não tive um dia mau. Fartei-me de trabalhar, mas não tive "bambúrrios" (acasos felizes).

Li. Apesar de estar com o tempo todo ocupado, tentarei manter a rotina da leitura matinal.

As tarefas são muitas, mas ainda me meto a publicar passatempos neste site. Para assinalar a postagem na rede Bluesky com mais pessoas a reagirem, até hoje, criei uma Sopa de Letras dedicada às leguminosas. Por acaso, até gosto de leguminosas e pretendo dar-lhes "prioridade" (uma das palavras que utilizei no passatempo).

A minha filha mais nova disse-me hoje que ainda entro em burnout. Obviamente, tenho e terei isso em conta.

Entretanto, acho que terei em breve outro vídeo alusivo ao Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal. Veremos.

Por hoje é tudo.

Até amanhã!

Dia 12

Não me lembro como saiu hoje a tampa do iogurte, mas o dia começou de tal forma que não consegui concentrar-me para trabalhar. Nem li. Vamos por partes.

Levantei-me cedo para ir buscar a Dora, que esteve no turno da noite. Cheguei a casa e terminei a primeira parte de um trabalho cuja entrega tive de adiar um bocadinho. Nisto, recebo uma mensagem do escritor António Mota com uma ligação para o podcast "Os Dias que Correm", de Fernando Alves, dedicado ao seu livro "Espera por Mim", no qual dou nome a uma personagem. O que viria ali? Não esperava ouvir o que ouvi, a partir do minuto 1:49. Fiquei comovido, claro. A forma cuidada como Fernano Alves falou, é uma "coisa daquelas". Só ouvindo, mesmo:

Os Dias que Correm "Espera por mim" |Ep. 30

Mas há mais.

Recebo um email. Só amanhã é que posso falar disso, mas algo de muito especial vai acontecer.

Como se não bastasse, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) reparou que apareceu nas Mini do PÚBLICO. Talvez tenha ajudado na campanha que decorre até ao final desta semana, "Sempre no ar se você doar".

Concentração para trabalhar, nicles. Estou bem arranjado com a falta de tempo, mas deixem-me desfrutar destes momentos. Não sei se já aqui disse isso, mas eu aproveito os momentos.

Este ano do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal não poderia ter começado melhor.

Já passa da meia-noite. Já devia ter visto se está tudo bem com o PÚBLICO online e ainda estou aqui a escrever...

É hoje!

Até mais logo!

Dia 13

Aconteceu!

O Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas passou de local a nacional e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Tal não seria possível sem o empenho de Isabel Ramos. Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), a quem muito tenho agradecido.

Obviamente, o agradecimento estende-se a toda a equipa que ajudou no arranque do concurso (RBE incluída).

Deixo aqui o cartaz oficial do concurso, com ilustração central da autoria de Zé Nova:

Cartaz do Concurso de Palavras Cruzadas escolar, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Está feito! Posso reformar-me... nã... Isto é apenas o princípio.

Era isto que eu andava há que tempos para revelar. Está revelado. Quanto tiver com tempo, irei escrever sobre o que acabou de acontecer.

Quanto ao trabalho...

Até amanhã!

Dia 14

Hoje tive de me levantar cedinho para "pôr o trabalho em dia". Consegui. Felizmente, vou conseguindo.

Sendo Dia dos Namorados, lá arranjei tempo para ir lanchar com a Dora e fiz-lhe um jantarinho ao seu gosto.

Nas redes sociais partilhei uma tela que lhe ofereci em 2009, quando ainda tinha tempo para as artes:

Palavras cruzadas dedicadas ao Dia dos Namorados - Acrílico sobre tela

À noite, o costume, as Mini do PÚBLICO e escrevi esta entrada no diário.

Não li. Amanhã recupero a leitura e farei mais alguns passatempos para o Almanaque Bertrand (outra tarefa que tenho de terminar este mês).

Ah! Ligaram-me da Antena 1. Segunda-feira tenho a gravação da entrevista. Darei notícias nessa altura.

Por hoje, só tenho que esperar pela meia-noite para ver se está tudo bem com o PÚBLICO online e pronto.

Até amanhã!

Dia 15

Hoje fiz os Cruzadexes para o Almanaque Bertrand e à tarde fui ao Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro.

Há muito que não ia ao Clube, fiquei sem tempo, mas hoje a sessão foi dedicada ao livro "Princípio de Karenina" de Afonso Cruz. Tinha de ir.

Aproveitei para mudar de ares e valeu (muito) a pena. Não só pela sessão em si, mas porque, muito provavelmente, vou ter acesso ao jornal que publicou pela primeira vez um jogo de palavras cruzadas em Portugal. Seria uma "coisa daquelas". Veremos.

À noite criei as Mini do PÚBLICO. Não gosto do excesso de tempo de antena dado ao futebol, mas amanhã (daqui a minutos) abrem com uma pista dedicada a Pinto da Costa.

Ah! Não prometo, mas tentarei publicar amanhã umas palavras cruzadas dedicadas a Carlos Paredes.

Até amanhã!

Dia 16

Acordei e fiz uma lista de tarefas, pois são tantas que começo a recear esquecer-me de alguma(s).

Ontem referi que iria assinalar o Centenário do nascimento de Carlos Paredes e assim foi. Comecei o dia a recolher elementos para lhe dedicar umas palavras cruzadas. Quando cheguei ao fim dessa tarefa, tinha 38 elementos. Demasiados para levar para uma grelha que não ficasse enorme e demasiados para cortar. Decidi criar uma série de palavras cruzadas dedicadas a Carlos Paredes. Hoje publiquei: Carlos Paredes (de 1925 a 1959). Gostei do resultado e ainda gostei mais de ter recebido, via Bluesky, uma sugestão de palavra bastante interessante. Tetarei publicar as restantes palavras cruzadas durante a semana (uma por dia).

Publicar palavras cruzadas neste site é muito bonito, mas ocupa-me tempo. Lá atrasei o trabalho. De qualquer modo, lá foram as palavras cruzadas para o PÚBLICO de amanhã e para o jornal Notícias de Gouveia.

À noite o costume.

Amanhã tenho de enviar o trabalho todo até à hora do almoço, pois a tarde vai estar ocupada com a gravação de uma entrevista para a Antena 1. Veremos se digo alguma coisa de jeito.

Até amanhã!

Dia 17

Às 7h já estava no sótão a trabalhar, pois havia que enviar tudo até à hora do almoço. Motivo? Às 16h tinha de estar em Lisboa para uma entrevista na Antena 1.

Criei e enviei: A Voz de Trás-os-Montes, Contacto (Luxemburgo) e PÚBLICO.

Às 13h24 senti o sismo. Senti e não foi pouco. Trabalho no sótão. Ainda pensei se ficava sentado na cadeira à espera de levar com o telhado em cima ou se me metia debaixo da secretária. Vá lá que não durou muito tempo e não morri do coração, o que não dava muito jeito, tinha de estar às 16h na Antena 1...

E lá fui eu para Antena 1, onde estive cerca de uma hora à conversa com a jornalista Teresa Dias Mendes, para o seu programa “Sou Pessoa para Isso”. O programa deverá ir para o ar no próximo sábado. Se correu bem? Disse algumas coisas de jeito, outras nem por isso. O costume. Depois me dirão.

Tirei uma foto:

Paulo Freixinho à porta da RTP

À noite, ainda consegui criar e publicar as segundas palavras cruzadas dedicadas a Carlos Paredes.

Por hoje chega, pois foi um dia longo e emotivo.

Até amanhã!

Dia 18

Tive uma reunião com a CM do Barreiro. No âmbito do Centenário, vou tentar pôr as escolas a participarem de uma forma "mais artística" ligada à temática das palavras cruzadas.

Fui ao Correio enviar livros.

Já há várias inscrições no Concurso de Palavras Cruzadas escolar. Continuem, continuem!

Hoje não consegui publicar as terceiras palavras cruzadas dedicadas a Carlos Paredes.

Preciso de dias maiores. O meu corpo começa a dizer que preciso é de pausas maiores...

Até amanhã!

Dia 19

Quarta-feira é quando tenho de criar mais palavras cruzadas para o PÚBLICO, mas o dia fica marcado pelo facto de já estarem mais de 1000 alunos inscritos no Concurso de Palavras Cruzadas escolar, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares. As inscrições estão abertas até dia 7 de março. Não quero avançar um possível número final de alunos, mas deverá ser grande.

Ainda não foi desta que consegui publicar as terceiras palavras cruzadas dedicadas a Carlos Paredes...

Até amanhã!

Dia 20

Fartei-me de trabalhar para ter a sexta "livre" e poder dedicar-me ao Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela (que tem o seu próprio Concurso).

Na sessão de hoje do Clube de Palavras Cruzadas da Biblioteca Municipal do Barreiro foi dia de todos começarem a criar as suas próprias palavras cruzadas.

Ah! Já estão 1500 alunos inscritos no Concurso de Palavras Cruzadas escolar nacional. Meta:10 mil. Há que sonhar!

Até amanhã!

Dia 21

Esta entrada do Diário do Centenário já foi escrita nos primeiros minutos do dia 22, depois de ter visto se estava tudo bem com as palavras cruzadas online do PÚBLICO. Aliás, deixei as Mini do PÚBLICO prontas para publicar às 23h59. Há uma (boa) razão para isso. Já explico.

O dia de hoje tinha sido reservado para tratar de "coisinhas" pendentes. Escrevi e enviei duas apresentações, uma para tentar pôr as escolas do Barreiro a participarem no Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal de uma forma mais artística e a outra apresentação ainda é segredo.

Comecei a tratar das palavras cruzadas para o Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela, que terá, como referi ontem, um Concurso concelhio.

A razão pela qual atrasei a criação das Mini e que me fez estar a escrever estas linhas já depois da hora foi, simplesmente, porque encontrei já online a conversa que tive com a Teresa Dias Mendes para o seu podcast "Sou Pessoa para Isso", na Antena1, que vai para o ar às 9h00 do dia 22 (hoje, portanto). Não resisti e fiquei a ouvir. Afinal até ficou "mais ou menos". Mais uma ou duas entrevistas como esta e fico no ponto.

Até amanhã!

Dia 22

O dia ficou marcado pelo podcast "Sou Pessoa para isso", na Antena1, no qual estive à conversa com Teresa Dias Mendes. Parece que as pessoas gostaram. Muitos pedidos de amizade no Facebook, muitos seguidores no Instagram, vendi livros. Uma maravilha.

Publiquei as palavras cruzadas que assinalaram a minha passagem pelo podcast.

E foi isto.

Foi um belo momento paras as palavras cruzadas.

Até amanhã!

Dia 23

Domingo, para mim, é dia de trabalho. Costumo fazer apenas o PÚBLICO para segunda-feira, mas, dado que na próxima semana estarei numa escola, há que adiantar alguns trabalhos. As palavras cruzadas para o Notícias de Gouveia foram enviadas. Menos uma tarefa para fazer na semana que agora começa. A última do mês. Quem me dera que tivesse 10 dias...

Respiro fundo.

Estou cheio de tarefas pendentes, mas ainda me ponho a "inventar". Hoje, ao acordar, ainda deitado, pensei: "E se assinalasse o Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal como um evento no novo auditório do Barreiro, na Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, no qual convidaria escritores para falarem da sua relação com as palavras cruzadas?". Assim que estiver mais folgado, irei amadurecer esta ideia.

A minha conversa com a Teresa Dias Mendes na Antena1 continua a resultar em venda de livros. É bom. Este mês estava fraquinho, mas animou e espero que assim continue.

Entramos na segunda semana de inscrições para o Concurso de Palavras Cruzadas nas escolas. Venham as inscrições! ;)

Até amanhã!

Dia 24

Esta semana vai ser dura. Última do mês, uma ida a escola a meio da semana, no dia em que tenho sempre mais trabalho para o PÚBLICO, com o Almanaque Bertrand a ter de ficar pronto, da minha parte, e a ter de fazer as palavras cruzadas para a fase escolar do Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela. Resultado. Hoje, ao fim da tarde, ia começar a fazer mais uns passatempos para o Almanaque e lembrei-me de que era a última segunda-feira do mês, dia em que tenho de ter pronto um trabalho. Lá tive de deixar o Almanaque e fazer parte desse trabalho. Terá de ser feito por fases. Não vem mal ao mundo.

Hoje não vendi livros.

Vamos às coisas boas. Telefonaram-me do PÚBLICO para uma entrevista. Vai sair em breve uma coisinha. Amanhã voltarão a falar comigo sobre o Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal.

Voltando ao Concurso de Palavras Cruzadas, desta vez, o nacional/continental, estamos com 17 agrupamentos inscritos e a caminho dos 2000 alunos. Tenho a meta dos 10 mil. É uma meta ambiciosa, sim, mas não é irrealista. Veremos.

Bem, é quase meia-noite. Vou ver se ficou tudo bem com o PÚBLICO online e caminha.

Até amanhã!

Dia 25

Dia com muitas tarefas, outras tantas à minha espera e amanhã vou a uma escola.

Vendi um livro.

No Concurso de Palavras Cruzadas vamos a caminho dos 3000 alunos inscritos.

Agora vou ver se está tudo bem com o PÚBLICO online e ainda tenho que terminar as palavras cruzadas para o Concurso concelhio de Palmela.

Até amanhã!

Dia 26

Acordei muito cedo. Terminei as palavras cruzadas para a fase escolar do Concurso de Palavras Cruzadas de Palmela, que tem um concurso concelhio, independente do nacional, e lá fui eu para a Escola Secundária de Palmela para realizar duas palestras para mais de 200 alunos (8.º e 10.º). Levei-lhes uma grelha dedicada à escola, onde também aparecia a Serra do Louro (ficaram surpreendidos). Prometi-lhes que publicaria aqui no site essa grelha, caso se inscrevessem no Concurso, claro está.

Mal saio da escola, recebo uma notificação a dar conta da venda de livros. Três livros, comprados por alguém que vive na Lagoinha. Perto da escola onde tinha acabado de sair. Terá sido um professor? Disse que o Dia do Pai estava a aproximar-se e que um livro de palavras cruzadas era a prenda ideal para um pai que goste de palavras cruzadas. Deve ter sido um professor, sim.

As palestras ocuparam-me o dia até perto das 16h. Vim a correr para casa para fazer o PÚBLICO. Já não consegui fazer mais nada.

Na escala de 1 a 10, estou cansado 1523...

Até amanhã!

Dia 27

Este mês acaba amanhã, mas devia ter mais dois ou três dias.

Não consegui fazer tudo a que me propus. Vem mal ao mundo? Não.

Segunda-feira já tudo deverá estar mais "tranquilo" e terei tempo para me recompor.

Amanhã vem ter comigo ao Barreiro um fotógrafo do PÚBLICO para me tirar umas fotos.

E pronto! Vou ver se está tudo bem com o PÚBLICO online.

Até amanhã!

Dia 28

O último dia do mês. Ufa!

Fartei-me de trabalhar, claro. Não consegui terminar o Almanaque Bertrand, mas tentarei durante o fim de semana. Já disse, não vem mal ao mundo. Já o que se passou hoje numa certa Sala Oval...

O Rui Gaudêncio, fotógrafo do PÚBLICO, veio ter comigo ao Barreiro para uma sessão fotográfica. Local escolhido: ADAO (associação cultural). Em breve veremos como ficaram.

Vou descansar.

Até amanhã!

Artigos Relacionados

Receba mimos por e-mail

Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.

Obrigado! A melhor decisão que já tomou :-)
Oops! Há qualquer coisa errada...