Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal (2025) – Julho

2/7/2025
Diário do Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal - Julho 2025
Dia 1

Preparei as imagens para o post do Diário das Palavras Cruzadas em Portugal do mês de julho.

Entretanto saiu o Boletim do PÚBLICO da Escola 6, dedicado ao que tenho andado a fazer, principalmente, nas escolas. É um dos textos mais bonitos que escreveram sobre o meu trabalho e a autora foi a Carolina Franco. Poesia!

Ainda ando meio atarantado com a azáfama dos últimos dois meses, mas, para que não me desabitue, amanhã tenho dois extras: volto à rádio para "Dois dedos de conversa" com o Miguel Peixoto, na RDP Internacional, e irei participar, com a Sara de Almeida Leite, no podcast "Assim ou Assado", de Sam The Kid e Marco Neves. Dia animadinho, portanto. Depois conto.

Até amanhã!

Dia 2

Acordei cedinho para trabalhar, visto que teria de estar na RDP Internacional por volta das 14h. Fui de transportes públicos. Há dois meses que tenho passe. Há baratas e outros bichinhos nos transportes públicos...

Estive à conversa com a Andreia no programa "Dois dedos de conversa". Pouco depois, estive com a Sara de Almeida Leite à conversa com o Sam The Kid e o Marco Neves, no podcast "Assim ou assado".

Foi um dia "animadinho".

Até amanhã!

Dia 3

Dado que ontem tive a tarde toda ocupada, hoje tive de trabalhar bastante.

Até amanhã!

Dia 4

Novamente, dia cheio de trabalho. Amanhã vou para a praia e descanso um pouco.

Até manhã!

Dia 5

Fui para a praia. A minha praia de eleição é a Figueirinha, em Setúbal. Hoje estava uma neblina matinal, mas deu para descansar. Volto amanhã, com a neta.

Quanto ao trabalho, sábado é dia de "folga". Só trabalhei à noite (as Mini e a Sopa de Letras do PÚBLICO online).

Durante os períodos de férias, há quem me peça para adiantar trabalhos. Tenho um trabalho nessa situação. Falta metade. Assim que o terminar, começarei a trabalhar no meu próximo livro.

Até amanhã!

Dia 6

Aberração:

Comecei o domingo a chegar à praia antes das 8h, para arranjar lugar no limitado estacionamento da Figueirinha.

Passei depois grande parte de um domingo a lutar para que uma grelha não tivesse mais de 20 quadrículas pretas.

Gostei de fazer ambas as coisas.

Até amanhã!

Dia 7

Quero começar a trabalhar nas palavras cruzadas para os mais novos, mas ainda há que terminar uma série de tarefas. Espero conseguir avançar para essa empreitada esta semana. Veremos.

Fui aos Correios enviar livros.

Até amanhã!

Dia 8

Só hoje vi este vídeo que resume o terceiro fim de semana no espaço da Editorial Presença, na Feira do Livro de Lisboa, no qual respondo à pergunta "a Feira do Livro de Lisboa vai deixar saudades?".

Ainda não tenho tempo para me dedicar ao meu próximo livro (ou livros), mas já vou formando ideias na minha cabeça. Também vou registando palavras. Já é qualquer coisa.

Por falar em palavras, amanhã sai no PÚBLICO uma palavra que ouvi hoje no podcast Assim ou Assado, do Sam The Kid com o Marco Neves. Adoro fazer este tipo de coisas. Vou dizer-lhe.

Até amanhã!

Dia 9

Terminei uma tarefa que me ocupa bastante tempo. Ufa!

Até amanhã!

Dia 10

Hoje era dia de fazer três palavras cruzadas para o PÚBLICO. Pouco depois do almoço, recebi o pedido de um trabalho. Não estava a contar com isso e a minha mãe fazia anos.

Se tenho jogo de cintura? Claro que sim. Deu para passar parte do PÚBLICO para amanhã e lá consegui adiantar o trabalho pedido.

Consegui ir jantar com a família. A minha mãe fez 76 anos.

Até amanhã!

Dia 11

De manhã fiz o PÚBLICO até domingo e fiquei com a tarde livre para, finalmente, pegar nas palavras cruzadas personalizadas que tinha por fazer. Foi quase a tarde toda. Vá, fiz uma pausa e ainda vi um bocadinho de um filme. A grelha das personalizadas está feita, mas ainda falta o enunciado. São palavras cruzadas muito morosas, mas o que interessa é que quem as recebe gosta (muito).

Passou a semana e não consegui pegar nas palavras cruzadas para os miúdos. Enfim.

Até amanhã!

Dia 12

Os meus irmãos fizeram anos (casal de gémeos). Fiz com os meus sobrinhos as palavras cruzadas do Expresso. Foi um momento bem divertido. Expliquei-lhes que eram diferentes das do tio.

Nnão me fica bem "criticar" o trabalho dos colegas, mas, por acaso, estas tinham ali umas "coisinhas" que até os meus sobrinhos acharam que poderiam estar melhor. Por exemplo, no canto inferior esquerdo AA cruzou com AA).

Dia 13

Domingo, para mim, é dia de trabalho, mas ainda consegui passar pela praia. Aliás, trabalhei mais do que o habitual de modo a conseguir voltar à praia amanhã.

Dia 14

Acordei cedinho para poder ir à praia sem preocupações. Não valeu de grande coisa. Estava vento. Ouvi queixas. Voltámos para casa.

Deu para avançar com o enunciado das Palavras Cruzadas Personalizadas, mas ainda vou ter de terminá-lo amanhã.

Foi publicado o podcast "Assim ou Assado" onde eu e a Sara de Almeida Leite estamos à conversa com o Samuel Mira (Sam The Kid) e com o Marco Neves, no âmbito da publicação do livro "100 Maneiras de Melhorares o teu Português".

Até amanhã!

Dia 15

Terça-feira é, por norma, um dia mais tranquilo em relação ao trabalho regular. No entanto, para que não me habitue a dias tranquilos, tive de refazer as Palavras Cruzadas Personalizadas (o cliente quis alterar algumas pistas e uma palavra, o que me fez refazer a grelha).

A meio da tarde, a Sara de Almeida Leite perguntou-me se estaria disponível para falarmos sobre o nosso livro, "100 Maneiras de Melhorares o teu Português", no programa "Páginas de Português", na Antena 2. Estou sempre disponível, mas estive a ver os conteúdos do programa e fiquei um bocadinho apreensivo. Por norma, os convidados são professores universitários, lexicógrafos, linguistas. Não importa. Eu sou cruciverbalista.

Até amanhã!

Dia 16

Isto não há meio de abrandar (e ainda bem, por um lado). São entrevistas, palavras cruzadas personalizadas, solicitações para ir a escolas no próximo ano, sem contar com o trabalho regular. O mal disto tudo é que não estou a conseguir arranjar tempo para me dedicar aos meus próximos livros...

Mudando de assunto. Comprei o (talvez) último número do Jornal de Letras (JL). Talvez não seja assim. De qualquer forma, este jornal merecia umas palavras cruzadas (fica a sugestão).

Terminei o dia em "choque". Quase que me dava uma coisinha má. O Marco Neves, num vídeo onde fala de cinco palavras que estão a "desaparecer", no final, diz que não gosta da palavra ósculo, ao ponto de achar que deveria desaparecer para todo o sempre... Então, Marco?! Ósculo é uma das minhas palavras favoritas e uma das mais importantes no meu percurso como cruciverbalista. Temos de falar sobre isto, temos...

Até amanhã!

Dia 17

Hoje não estive inspirado. Nem sempre apetece à minha cabeça criar palavras cruzadas. Lá ficou o trabalho atrasado e lá fiquei eu com a sexta ocupadíssima quando deveria de estar livre para fazer outras "coisinhas"...

Mas aconteceram coisas boas, até inesperadas. Voltei a ter uma encomenda de Palavras Cruzadas Personalizadas. É a terceira, este mês. Parece que as pessoas já começam a perceber que é uma excelente oferta para quem gosta de palavras cruzadas ou para assinalar um evento com um jogo de palavras. Como dizia Sophia, "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Estou a brincar, eu sei que este slogan é de Fernando Pessoa (em tempos, que parecem até terem sido noutra vida, fui convidado para participar num seminário sobre Fernando Pessoa na vertente de Publicidade e Marketing, no ISLA). Referi o nome de Sophia porque foi uma palavra que utilizei na Sopa de Letras do PÚBLICO para amanhã, inspirada no debate do Estado da Nação (houve uma troca no autor de uma certa citação, era mesmo Saramago)...

Até amanhã!

Dia 18

Ao contrário de ontem, hoje estive inspirado. Consegui fazer tudo o que tinha mesmo de fazer, a horas.

Amanhã, na teoria, dia de "folga", vou ter de pegar nas Personalizadas.

E os livros que pretendo começar a fazer? Pois. Veremos se consigo pegar nisso (também) amanhã, no dia de "folga"...

Até amanhã!

Dia 19

Só agora dei atenção ao podcast "Despolariza", de Tomás Magalhães. Resultado: não fiz nada do que pretendia fazer. Foi dia de "folga".

Ao deixar um comentário no vídeo do programa com Marco Neves, pensei: "expresso-me melhor a escrever do que a falar". É o que dá ter passado demasiados anos fechado num sótão a trabalhar. É o que é. Tento sempre melhorar e é isso que importa.

Até amanhã!

Dia 20

Domingo, dia de trabalho, pricipalmente se quiser ir à praia na segunda-feira.

Paguei a segurança social. Saliento isto porque houve tempos em que não consegui pagar a SS e acho importante falar sobre isto. A SS é um problema para muitos trabalhadores independentes. Só há poucos anos é que consegui fechar a torneira da dívida. Há vários motivos para que «xurdir» seja a minha palavra preferida. Refiro esta palavra porque só hoje é que me deparei com este vídeo (de setembro de 2024). Curiosamente, foi a partir deste vídeo que o podcast "Um Pouco Mais de Azul", de Fernando Alves, Rita Taborda Duarte e Francisco Louçã, passou a ser publicado também no PÚBLICO. Coincidências bonitas:

Até amanhã!

Dia 21

Fui à praia e comi sardinhas.

Não há meio de arranjar tempo para me dedicar aos meus livros e ainda tenho duas personalizadas e duas parcerias por fazer, fora o resto...

Até amanhã!

Dia 22

Hoje, finalmente, comecei a trabalhar naqueles que serão os meus próximos livros. No plural, porque pretendo criar dois livros.

Tenho de utilizar a estratégia aplicada à leitura (quando andava com mais tempo para ler): Se no final das tarefas diárias o meu cérebro já está cansado, então há que aproveitar as horas iniciais do dia. Há, claro, o "risco" de me entusiasmar e lá fico eu com menos tempo para o trabalho regular. Não me vou preocupar agora com isso. Siga!

Até amanhã!

Dia 23

Tenho uma osga no sótão (vai aparecer nas palavras cruzadas do PÚBLICO de sexta-feira). Deixei-a estar, coitada. Que saia por onde entrou.

Ainda estou a estruturar os meus próximos livros, mas a coisa vai.

Continuo com umas tarefas atrasadas, o que não me deixa tranquilo. É o que é.

Vendi um livro. Viva! :)

Até amanhã!

Dia 24

Deixei de ver a osga. Talvez tenha ido à sua vida.

Fartei-me de trabalhar para poder ir amanhã à praia.

Continuo a trabalhar na estrutura dos meus próximos livros. Basicamente, estou a coligir palavras que pretendo utilizar.

Ainda vou ficar a trabalhar uma meia horita.

Até amanhã!

Dia 25

Fui à praia, comi sardinhas e criei passatempos. Apesar do mundo estar como está, foi um dia bom.

Amanhã é o Dia dos Avós. As palavras cruzadas são excelentes para momentos de partilha entre avós e netos.

Acrescento que todos os avós cruzadistas deveriam ter um livro de palavras cruzadas. Fica a dica. ;)

Até amanhã!

Dia 26

Dia quase de folga quando deveria ser de pleno trabalho para pôr em dia as tarefas atrasadas. A verdade é que a inspiração precisa de uma cabeça mais descansada. São fases.

Dia 27

Fui à praia de manhã, trabalhei à tarde e foi para o ar o programa "Páginas de Português", na Antena 2, no qual eu e a Sara de Almeida Leite estivemos à conversa, no âmbito do livro "100 Maneiras de Melhorares o teu Português". É bom ter um cruciverbalista num programa destes. Não sei se foi por isso, mas até vendi um livro.

Até amanhã!

Dia 28

O mês está a acabar e há que findar trabalhos regulares e outras tarefas. Não consegui ir aos Correios...

Amanhã tenho de tratar de uma das duas Palavras Cruzadas Personalizadas que tenho entre mãos...

Sigamos!

Até amanhã!

Dia 29

Fui aos Correios e o mapa onde registo o envio de livros de palavras cruzadas ficou assim:

Mapa com registo dos livros de palavras cruzadas enviados pelo cruciverbalista Paulo Freixinho
Dia 30

O Centenário das Palavras Cruzadas em Portugal será assinalado na Festa da Ilustração - Setúbal. Em breve darei notícias.

Até amanhã!

Dia 31

Terminei as segundas Palavras Cruzadas Personalizadas do mês. Ainda me falta uma. Veremos se consigo tratar disso amanhã.

Vendi um livro autografado (passou a ser mais 1 euro). Bela maneira de terminar o mês.

Quando termina o mês, limpo a minha cabeça. Tem funcionado. O que passou já lá vai. Venha o novo mês!

Pretendo fazer duas coisas:

Dois livros para os mais novos (meio irreal conseguir fazer isto, mas vou tentar).

Zero doces, tal como gelados, bolachinhas com o café, bolas de Berlim na praia e águas com gás com sabor a limão (esta tarefa é bem mais exequível).

É amanhã, dia 1 de agosto...

Até amanhã!

Artigos Relacionados

Receba mimos por e-mail

Junte-se à nossa comunidade de amigos e receba regularmente passatempos, novidades, truques e dicas.

Obrigado! A melhor decisão que já tomou :-)
Oops! Há qualquer coisa errada...